A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado no Amazonas (FICCO-AM), cumpriu nesta segunda-feira (04/08), três mandados de prisão preventiva e dois mandados de busca e apreensão nas cidades de Manaus (AM) e Boa Vista (RR), durante a Operação Vórtice, expedidos pela Justiça Federal do Amazonas.
Em nota, a Polícia Federal informou que as medidas judiciais decorrem de desdobramentos investigativos conduzidos em Inquérito Policial instaurado para apurar a prática de tráfico internacional de entorpecentes, após a prisão em flagrante, ocorrida em 5 de março de 2025, de um piloto de helicóptero no município de Careiro. Na ocasião, foram apreendidos 264 quilos de substância entorpecente de origem peruana, além de armamento de uso restrito.
"As investigações, desenvolvidas a partir da análise de documentos, aparelhos eletrônicos e depoimentos, indicam que a droga era remetida do Peru e posteriormente distribuída na capital amazonense, com atuação de indivíduos vinculados a organizações transnacionais e facções nacionais dominantes na região amazônica. As informações acerca da localização dos alvos foram obtidas, especialmente, com o apoio da Secretaria Executiva-Adjunta de Inteligência (SEAI), órgão integrante da FICCO-AM", informou a PF.
Força Integrada
A FICCO atua no enfrentamento qualificado às estruturas do crime organizado e à repressão ao tráfico ilícito de drogas na região amazônica. Grupo é composto pela PF, Polícia Rodoviária Federal, Secretaria de Estado e Segurança Pública, Polícia Civil do Amazonas, Polícia Militar do Amazonas, Seai, Secretaria de Administração Penitenciária e Secretaria Municipal de Segurança e Defesa Social, tendo como objetivo a integração e cooperação entre os órgãos de segurança pública em ações de prevenção e repressão ao crime organizado e à criminalidade violenta.