Ir para o conteúdo

PF regulariza situação migratória de crianças venezuelanas em situação de rua em Manaus

Crianças sem parentes conhecidos receberam documentação essencial para acesso a serviços básicos e inclusão no sistema de adoção

Crianças foram identificadas pela Coordenadoria da Infância e Juventude do TJAM - Foto: Victor Mariyama/Acnur

A Polícia Federal (PF) realizou, nesta sexta-feira (1º), a regularização migratória de duas crianças venezuelanas, de 3 e 6 anos, que viviam em situação de rua e vulnerabilidade social em Manaus. A ação ocorreu no Posto de Atendimento a Estrangeiros da PF, em parceria com o Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) e a Secretaria de Estado de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (Sejusc-AM).

Sem parentes conhecidos no Brasil, as crianças foram identificadas pela Coordenadoria da Infância e Juventude do TJAM, que destacou a necessidade da documentação para viabilizar o acesso a serviços públicos essenciais, como saúde e educação.

Crianças na fila de adoção
Com o apoio do serviço social, uma guardiã foi nomeada, e a equipe da PF conseguiu fornecer os documentos básicos, como registro migratório, para que as crianças possam entrar legalmente no sistema de adoção e buscar uma nova família.  "Esse tipo de ação reflete a importância que a Polícia Federal confere à temática migratória com vistas à promoção dos direitos humanos".

Para mais informações sobre regularização migratória, o atendimento da Polícia Federal está disponível dentro do PAC Compensa, localizado na Avenida Brasil, nº 1325, bairro Compensa, zona Oeste de Manaus.

Publicidade BEMOL
Publicidade TCE
Publicidade ATEM
Publicidade UEA

Mais Recentes