A Polícia Federal (PF) realizou, nesta sexta-feira (1º), a regularização migratória de duas crianças venezuelanas, de 3 e 6 anos, que viviam em situação de rua e vulnerabilidade social em Manaus. A ação ocorreu no Posto de Atendimento a Estrangeiros da PF, em parceria com o Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) e a Secretaria de Estado de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (Sejusc-AM).
Sem parentes conhecidos no Brasil, as crianças foram identificadas pela Coordenadoria da Infância e Juventude do TJAM, que destacou a necessidade da documentação para viabilizar o acesso a serviços públicos essenciais, como saúde e educação.
Crianças na fila de adoção
Com o apoio do serviço social, uma guardiã foi nomeada, e a equipe da PF conseguiu fornecer os documentos básicos, como registro migratório, para que as crianças possam entrar legalmente no sistema de adoção e buscar uma nova família. "Esse tipo de ação reflete a importância que a Polícia Federal confere à temática migratória com vistas à promoção dos direitos humanos".
Para mais informações sobre regularização migratória, o atendimento da Polícia Federal está disponível dentro do PAC Compensa, localizado na Avenida Brasil, nº 1325, bairro Compensa, zona Oeste de Manaus.