O Amazonas deve enfrentar uma desaceleração significativa em sua economia no próximo ano. Segundo estudo da Tendências Consultoria, o Produto Interno Bruto (PIB) do estado deve cair de um crescimento estimado de 5,4% em 2024 para 2,6% em 2025 — uma retração de 2,8 pontos percentuais. O dado coloca o Amazonas entre as unidades da federação com as maiores perdas no ritmo de expansão econômica.
Embora ainda se projete crescimento, a queda acentuada sinaliza um enfraquecimento expressivo da atividade produtiva local, com potenciais impactos no setor industrial e no mercado de trabalho. A tendência acompanha o movimento de desaceleração previsto para o país como um todo: o PIB nacional deve recuar de 3,4% neste ano para 1,9% no próximo.
De acordo com o levantamento, apenas cinco estados devem manter ou acelerar seu crescimento em 2025 — Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Piauí, Roraima e Rio Grande do Sul. Já o Amazonas integra a lista das unidades federativas com maior perda de fôlego, ao lado de Amapá, Ceará, Santa Catarina e Rio Grande do Norte.
O cenário projetado para 2025 é de maior cautela e desaceleração, sobretudo em estados com forte dependência da indústria e do consumo, como o Amazonas.