Kennedy Oliveira da Silva, 25, identificado pela Polícia Militar (PM) como pistoleiro da facção criminosa Cartel do Norte (CDN) foi preso na noite deste domingo, 22/8, no Jorge Teixeira, na zona Leste de Manaus. O suspeito foi preso junto com Luciano dos Santos Bittencourt, 21, após intensa perseguição, acidentes e tiroteio. Após ser preso, o homem informou aos policiais das Rondas Ostensivas Cândido Mariano (Rocam) e da 30ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom) que era o principal matador do grupo criminoso e já havia assassinado mais de 20 integrantes da facção rival Comando Vermelho.
Conforme a 30ª Cicom, a ocorrência começou depois de Kennedy, Luciano e outros três suspeitos, por volta das 19h30, terem roubado um carro no Novo Aleixo, na zona Norte. Em seguida, seguiram para a praça de alimentação do Jorge Teixeira, onde iniciaram um tiroteio na tentativa de executar integrantes de uma facção rival.
Policiais da 14ª Cicom foram ao local e tentaram deter o grupo, mas os suspeitos saíram em fuga. No trajeto, na Avenida Hilário Gurjão, os suspeitos atropelaram um motoqueiro e seguiram tentado fugir. Já na Rua Baleia acabaram batendo em um carro estacionado e desembarcaram do veículo e iniciaram um tiroteio já com policiais da 30ª Cicom e Rocam.
Durante o confronto, três suspeitos conseguiram fugir e Kennedy e Luciano acabaram presos. Após a prisão, a polícia identificou que durante o tiroteio promovido pelo suspeitos na praça de alimentação, um homem identificado como Presley Willym Souza Vieira, 23, que estava com mandado de prisão em aberto, havia sido baleado e estava no Hospital e Pronto-Socorro Dr. Platão Araújo.
Material
Com Kennedy e Luciano a polícia apreendeu o HB20 roubado, dois revólveres calibre 38, com quatro munições, sendo três deflagradas, uma pistola .40 e uma submetralhadora 9 milímetros. A dupla foi levada ao 6º Distrito Integrado de Polícia (DIP) onde foi autuada pelos crimes de posse ou porte ilegal de arma de fogo e roubo.
Em depoimento à polícia, Kennedy e Luciano confirmaram que pertenciam à facção criminosa e que haviam recebido ordens para matar integrantes de um grupo rival, mas que quando chegaram ao local da execução, foram identificados e recebidos à tiros por outros criminosos.
De acordo com a Rocam, Kennedy é apontado como principal pistoleiro da facção CDN e afirmou aos policiais já ter executado mais de 20 integrantes do grupo criminoso rival. Em consulta ao site do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) consta que o suspeito já responde a um processo por homicídio e um mandado de prisão pelo mesmo crime, além de processos pelos crimes de tráfico de drogas e roubo majorado.
Um dos crimes investigados pela Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS) está a morte de Elcy Picanço de Souza, 24. Ele foi executado com três tiros, dentro da casa onde morava, no Jorge Teixeira, na zona Leste, depois que Kennedy e outros cinco suspeitos invadiram o imóvel por volt das 11h. Para a polícia, o suspeito com o grupo sempre age da mesma forma, ou seja, atacando as vítimas usando 'bondes'.
Fonte: Portal Toda Hora