A Polícia Militar do Amazonas (PMAM), em operação na Base Fluvial Arpão 2, apreendeu, na noite de domingo (21/12), 20 tabletes de pasta-base de cocaína. A droga estava escondida dentro de um bote acoplado em uma embarcação, que tinha como destino a cidade de Manaus. O responsável pelo entorpecente ainda não foi localizado.
Por volta das 22h30, as equipes policiais em cumprimento da operação Protetor das Fronteiras/Fronteira Mais Segura, coordenados pela Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), abordaram a embarcação Izabel 1. O barco recreio havia saído de São Paulo de Olivença (a 985 quilômetros de Manaus).
Durante a inspeção, a cão policial Athena indicou a presença de entorpecentes em um bote de pequeno porte acoplado à embarcação. Após buscas, os policiais encontraram 20 tabletes de drogas. Os entorpecentes estavam escondidos no assento do bote.
Após os testes de narcóticos, realizados por peritos do Departamento de Polícia Técnico-Científica (DPTC), foi confirmado que se tratava de pasta-base de cocaína. Ao todo, a apreensão causou um dano estimado em cerca de R$ 1 milhão ao crime.
Todo o material apreendido foi encaminhado à Delegacia da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), embarcada na Base Arpão 2, que seguirá com as investigações para identificar o responsável pelo entorpecente.