A Delegacia Especializada em Crimes contra o Consumidor (Decon), da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), alerta os consumidores sobre o golpe da panela pirata, onde estelionatários atuam vendendo panelas falsificadas como se fossem de marcas de luxo e alto padrão. O golpe vem ocorrendo, principalmente, em supermercados, shopping centers e no aeroporto da capital amazonense.
O delegado Eduardo Paixão, titular da Decon, explicou que os estelionatários agem se passando por vendedores de panelas de alta durabilidade e marcas reconhecidas no mercado. Para dar mais veracidade ao golpe, eles alegam que as panelas são de cerâmica na parte interior e revestidas por aço. No mercado, um jogo original da mesma marca custa em torno de R$ 3 mil a R$ 6 mil.
“Segundo relato das vítimas, os vendedores são extremamente persuasivos e, após um longo processo de negociação, acabam convencendo às vítimas a realizarem a compra, inclusive oferecem brindes, descontos e várias vantagens. Mas ao testarem os produtos em casa, às vítimas, geralmente idosos, percebem que são falsificados, pois ao esquentar o óleo, elas queimam por baixo, porque o aço não é original”, relata Paixão.
A autoridade policial destaca que as pessoas que forem vítimas desse golpe, devem registrar a ocorrência em qualquer delegacia, solicitar a perícia da panela, cancelar a compra provando o golpe junto ao seu banco ou cartão de crédito e requisitar as imagens do local, para que os golpistas sejam identificados.
“As denúncias da população são fundamentais para localizar esses golpistas que estão agindo em Manaus. Esses produtos falsificados e sem inspeção causam risco para centenas de consumidores, já que estão completamente impróprios para o uso. O velho golpe retorna com novas abordagens e com uma nova marca de panelas”, explica o delegado.
Como denunciar
As denúncias podem ser realizadas por meio do disque-denúncia 190 ou 181, da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM) ou pelo site da Policia Civil: www.delegaciainterativa.am.gov.br, ou presencialmente na sede da Decon, que está localizada na rua Desembargador Felismino Soares, 155, bairro Colônia Oliveira Machado, zona sul da capital.