A Portaria MJSP nº 1.112, de 19 de dezembro de 2025, publicada no Diário Oficial da União nesta segunda-feira (22), oficializou a criação de duas novas delegacias da Polícia Federal no interior do Amazonas, nos municípios de Humaitá e Tefé.
A medida amplia a presença da Polícia Federal na Amazônia Legal e reforça a atuação do Estado brasileiro em regiões consideradas estratégicas, especialmente no enfrentamento ao tráfico de drogas, ao contrabando e aos crimes ambientais.
No sul do Amazonas, a instalação da delegacia em Humaitá deve fortalecer o combate a práticas ilegais como a exploração irregular de madeira, a caça de animais silvestres e o garimpo clandestino, além de outras atividades criminosas transnacionais.
A unidade de Humaitá terá, inicialmente, um chefe de delegacia e ao menos cinco subchefias, garantindo estrutura administrativa e operacional para atender às demandas locais e regionais.
Já a delegacia de Tefé, localizada em área estratégica do médio Solimões, também contará com um chefe de delegacia e cinco subchefias. A nova unidade amplia a atuação da Polícia Federal em uma região de grande relevância logística, social e ambiental.
Com a criação das duas delegacias, a Polícia Federal amplia sua presença no interior do Amazonas e reforça a atuação no combate ao crime organizado e na proteção ambiental em áreas estratégicas da Amazônia Legal.