A Polícia Federal destruiu três balsas utilizadas em garimpo ilegal de ouro no Vale do Javari, durante a Operação Tucandeira, nesta quinta-feira (23). A ação tinha como objetivo a identificação, abordagem e inutilização das embarcações.
De acordo com a Polícia Federal, a operação contou com a participação de policiais do Comando de Operações Táticas da Polícia Federal e fiscais do Ibama.
A Polícia Federal reforçou, em nota, que atualmente toda a atividade de lavra de ouro no Vale do Javari é ilegal. "Ações objetivando a desintrusão dessa importante hidrovia continuarão a ser realizadas, assim como serão estendidas a outras regiões de garimpo ilegal detectadas no estado do Amazonas.
Uma balsa fluvial da Polícia Federal foi deslocada de Manaus ao Vale do Javari no dia 18 de março e cumprirá diversas diligencias no decorrer dos próximos dias, de acordo com a Polícia Federal.
Ainda na quinta-feira, o superintendente regional, Umberto Ramos, e o diretor da Amazônia e Meio Ambiente (Damaz), Humberto Freire, se reuniram com lideranças indígenas da União dos Povos Indígenas do Vale do Javari (Univaja). A finalidade do encontro foi debater sobre questões referentes à segurança pública e pautas prioritárias para os povos da região.