As obras da Policlínica e do Hospital-Dia do Complexo Hospitalar Sul (CHS), em Manaus, ultrapassaram 80% de execução e têm previsão de entrega para março. As novas estruturas estão sendo implantadas no complexo que reúne o Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto e o Instituto da Mulher Dona Lindu.
Nesta segunda-feira (19), o governador Wilson Lima esteve no local para acompanhar o andamento dos trabalhos. Segundo o governo do Estado, a proposta é reorganizar o fluxo de atendimento, separando pacientes que necessitam de internação hospitalar daqueles que precisam de acompanhamento após a alta ou de procedimentos de curta permanência.
A unidade contará com quatro consultórios, seis leitos, sala para pequenos procedimentos e exames de imagem, como raio-X. A expectativa é reduzir a sobrecarga das unidades de maior complexidade, direcionando atendimentos menos graves para o novo espaço.
Com mais de 80% das obras concluídas, os serviços em andamento incluem a instalação da rede de gases medicinais, sistema de climatização, forro e pintura. A próxima etapa prevê a instalação dos equipamentos médicos e do mobiliário.
O Hospital-Dia do Complexo Hospitalar Sul será o terceiro da rede estadual. Os outros funcionam no Hospital Delphina Rinaldi Abdel Aziz e no Hospital Francisca Mendes. Esse tipo de unidade é voltado a pacientes que necessitam de cuidados por um período curto, de até 12 horas, sem necessidade de internação prolongada.
A Policlínica e o Hospital-Dia devem oferecer atendimento em especialidades como ginecologia, mastologia, ortopedia, urologia, clínica geral, anestesiologia e cardiologia, além da realização de procedimentos de baixa e média complexidade. O acesso dos pacientes ocorrerá por meio do Sistema de Regulação do Estado.
As novas estruturas integram o processo de modernização do Complexo Hospitalar Sul, que inclui a ampliação de leitos, a implantação do sistema Fast Track no pronto atendimento, melhorias na infraestrutura interna e a oferta de serviços como ressonância magnética 24 horas e hemodiálise.