João Paulo Castro - Especial para o marioadolfo.com
O tráfego de veículos na ponte sobre o rio Curuçá, na BR-319 — ligação entre Manaus e Porto Velho (RO) — será liberado a partir desta segunda-feira (29). A informação foi confirmada pelo senador Eduardo Braga (MDB) durante visita ao local.
A ponte sobre o rio Curuçá desabou em setembro de 2022. Com investimento de aproximadamente R$ 43 milhões, a nova estrutura tem 150 metros de extensão, duas faixas de rolamento e acostamento.
Durante a visita, realizada na manhã deste sábado (27), o senador destacou o avanço da obra e classificou o momento como um passo significativo para a BR-319.
“É um clima de início de festa. Estamos aqui na BR-319, mais um passo está sendo dado. O balanço é que nós conseguimos, vencemos. Essa ponte desabou por falta de manutenção no ano de 2022, no governo passado. Agora ela está pronta, é uma ponte completamente nova, dimensionada para o novo tráfego da BR-319. Palavra dada é palavra cumprida”, afirmou o parlamentar.
Eduardo Braga agradeceu o apoio do ministro dos Transportes, Renan Filho, e do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para a execução e manutenção da obra.
O prefeito de Autazes (a 112 quilômetros de Manaus), Thomé Neto (PP), também comemorou o feito. Ele destacou que a entrega da ponte sobre o rio Curuçá — e, futuramente, da ponte sobre o Autaz-Mirim — impulsionará a economia do município.
“Estou muito feliz! Agradeço a Deus e ao senador Eduardo Braga por esse momento histórico. Quase três anos, Autazes e outros municípios passaram por muita dificuldade. A economia do município deu uma segurada, mas agora estamos voltando ao normal”, declarou.
Ponte do rio Autaz-Mirim
A ponte sobre o rio Autaz-Mirim, que também desabou em 2022, deve ser concluída até o final de novembro, com entrega prevista para o início de dezembro. O investimento é de R$ 30 milhões.
“Estou estabelecendo como meta entre a primeira e a segunda semana de dezembro. Mas o prazo em que a equipe está trabalhando é até o final do ano. Faço pressão para que a gente entregue um pouco antes. Será mais um sonho e mais uma conquista para a BR-319”, explicou o senador.

O deputado federal Saullo Vianna (União Brasil), que também acompanhou a visita, reforçou a importância da rodovia:
“A BR-319 é uma espinha dorsal que liga o Amazonas ao país. Estar aqui, acompanhando de perto cada etapa, é ter certeza de que estamos avançando para garantir dignidade, desenvolvimento e oportunidades para o nosso povo”, afirmou.
Trecho do meio
Sobre o chamado “trecho do meio” da BR-319 — considerado o ponto mais crítico da rodovia, com cerca de 400 km entre os quilômetros 250 e 655 — Eduardo Braga disse que aguarda decisão do ministro Herman Benjamin, presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ).
“Estamos trabalhando e aguardando a decisão do ministro Herman Benjamin, que vai deliberar sobre uma questão importante ligada à licença prévia já concedida. Será um balizador e um divisor de águas. Entre a decisão e a entrega da ponte sobre o rio Curuçá, muita coisa está acontecendo”, finalizou.
