O senador Eduardo Braga (MDB-AM) e o deputado federal Saullo Vianna (União-AM) estiveram na manhã deste sábado (27/09) no canteiro de obras da ponte sobre o rio Curuçá, na BR-319, e anunciaram que a estrutura será liberada para tráfego na próxima segunda-feira (29), um dia após completar três da queda da estrutura.
A ponte, cujo custo estimado é de R$ 43 milhões, já recebeu o pavimento asfáltico e agora passa pelos últimos retoques de acabamento, como os cortes de dilatação e a pintura da sinalização horizontal.
A estrutura ponte desmoronou no dia 28 de setembro de 2022 matando cinco pessoas e deixando mais de uma dezena de feridos. Menos de duas semanas depois, no dia 8 de outubro, outra passagem sobre o rio Autaz Mirim também foi ao chão.



Hoje, durante a visita, os parlamentares acompanharam o trabalho dos operários e puderam verificar o estado final da pista. Saullo e Braga também dedicaram parte do percurso à vistoria da obra da ponte sobre o rio Autaz Mirim, cuja execução ainda segue em marcha. Nessa estrutura, os pilares já estão prontos, mas ainda falta concluir o tabuleiro da ponte. A previsão é que ela seja entregue entre novembro e dezembro deste ano.
Na visita deste sábado, Saullo Vianna enfatizou que, para ele, a ponte do Curuçá representa um símbolo da luta pela integração e pelo desenvolvimento do estado:
“A BR-319 é a espinha dorsal que liga o Amazonas ao país. Estar aqui, acompanhando de perto cada etapa, é ter a certeza de que estamos avançando para garantir dignidade, desenvolvimento e oportunidades para o nosso povo. Essa ponte simboliza a esperança de milhares de amazonenses que dependem dessa estrada para viver e trabalhar.”
Nas redes sociais, Braga também falou sobre a entrega da obra: "Ponte sobre o rio Curuça concluída! A obra está pronta e vamos mostrar em detalhes esse grande avanço para a BR-319, que estará aberta ao tráfego na segunda-feira".