O porto de Parintins será interditado a partir deste sábado (31/5) para substituição de módulos flutuantes intermediários. A paralisação, que vai até o dia 5 de junho, acontece a poucas semanas da realização do Festival Folclórico de Parintins, que acontece entre os dias 27 e 29 de junho.
Em nota, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) informou que a empresa Antonelly Construções e Serviços foi contratada para a operação da instalação portuária e, neste momento, também para a execução da obra em curso, da Instalação Portuária Pública de Pequeno Porte (IP4).
"A presente intervenção é de caráter preventivo e fundamental para garantir a segurança estrutural e operacional do porto, diante do significativo aumento do fluxo de passageiros e cargas previsto para o Festival Folclórico de Parintins, se faz necessária a substituição dos flutuantes intermediários existentes para preservar a integridade da estrutura e assegurar a continuidade das operações, de forma segura e eficiente", informou o órgão federal.
As novas estruturas foram produzidas em estaleiro especializado de Manaus, sob acompanhamento técnico do DNIT e da Antonelly. A autarquia informou que o comboio fluvial de transporte dos flutuantes já se encontra em deslocamento para Parintins.
Vistoria
Na segunda-feira, dia (26/05), foi realizada uma visita técnica de acompanhamento da produção, liderada pelo superintendente do Dnit no Amazonas, Orlando Fanaia Machado, com a presença de representantes do Serviço de Manutenção Aquaviária, do Serviço de Construção Aquaviária da SRDNIT/AM e do corpo técnico da Antonelly.




"Reiteramos que os trabalhos seguem cronograma rigoroso, com execução contínua e respeitando todas as normas técnicas brasileiras e orientações da Marinha do Brasil, de forma a minimizar os impactos à população e aos usuários da IP4", diz trecho da nota do Dnit.