Ir para o conteúdo

'BR-319 fica totalmente pronta até 2030', diz senador Eduardo Braga

No campo político, ele disse que não tem mais pretensão de ser governador, pois “esse tempo já passou” e que Omar e David deveriam se entender para evitar uma guerra fratricida, “onde só quem perde é o Amazonas”

Braga, em entrevista ao G6 - Foto: G6

Em entrevista de 1h45, o senador Eduardo Braga (MDB-AM), pré-candidato à reeleição, disse que o prazo estabelecido para que a BR-319 fique totalmente pronta e realize o sonho de “todos nós” é 2030. O senador estipulou esse prazo na conversa com os jornalistas do G-6, formado pelo Blog do Hiel Levy, Portal Único, marioadolfo.com, Portal do Marcos Santos e Amazonas Atual.

Sem tergiversar diante de qualquer pergunta – algumas até desconfortantes –, ele falou do processo político que se desenrola com vistas à eleição de outubro; sobre o impasse que pode causar a decisão do prefeito David Almeida (Avante) de disputar o governo do Estado contra seu aliado histórico, o senador Omar Aziz (PSD); falou das dificuldades que encontrou para aprovar a Reforma Tributária, da qual foi relator, chegando a realizar 2.500 audiências, e sobre o estágio em que se encontram as obras da BR-319.

Em relação ao processo de recuperação da rodovia, Eduardo adiantou que, na primeira quinzena de março, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva virá ao Amazonas, quando deverá assinar a licença para licitar as obras da BR-319.

— Se nós tivermos obtenção da licença na vinda do presidente no final de março, isso significará dizer que, em abril, será lançada a licitação dos 436 km que faltam (trecho do meio). Esse trecho será dividido em três blocos – explicou, abrindo um parêntese para informar que, antes da vinda do presidente, já deverá ser liberada a construção de 54 pontes que atualmente são de madeira e serão construídas de forma definitiva em concreto.

— A partir daí já serão liberados 1 km à montante e 1 km à jusante. Então, se você pegar 54 vezes 2, serão 108 km.

Eduardo Braga acredita que, no processo de resgate da BR-319, “os frutos estão acontecendo”. Segundo ele, quando o presidente da República vier ao Amazonas, uma de suas agendas será a inauguração do 1º bloco do programa Minha Casa Minha Vida.

— Eu costumo dizer que, quando uma obra está pronta, a gente passa o batom na boneca para ela ficar bem bonita. No momento, nós estamos passando o batom na boneca para deixar bem bonita para o presidente Lula inaugurar em março – comparou Eduardo.

O líder do MDB também garantiu que Lula deverá inaugurar também as duas pontes que desabaram na BR-319. A primeira já está pronta, disse ele, e a segunda se encontra em fase de conclusão e, com certeza, na segunda quinzena do mês de março estará pronta para o presidente inaugurar.

Veja a entrevista no You Tube clicando AQUI

Na terça-feira passada, o senador visitou a área do trecho C, conhecido como trecho Charles, onde já estão sendo pavimentados 52 km, dos quais 11 já estão concluídos.

— E aí é trecho novo. E isso é muito legal porque a gente vê a diferença de asfalto que estamos fazendo para o asfalto que fizeram no passado – comparou.

“O que não pode acontecer na eleição é uma guerra fratricida, porque com isso
só quem perde é o Amazonas” (Eduardo Braga)

Eleições

Na manhã desta segunda-feira (9), Eduardo Braga participou da leitura da mensagem do prefeito David Almeida na abertura do ano legislativo na Câmara de Vereadores. Perguntado como avaliaria a solenidade, o senador disse que o prefeito foi “correto”, “não só comigo”, mas também com o senador Omar Aziz (PSD) e com o deputado Saullo Vianna (União Brasil), “pela parceria que nós temos com a cidade de Manaus”.

— Foi um gesto de reconhecimento; afinal de contas, no meu caso específico, eu tenho nada mais nada menos do que quase 1 bilhão e 600 milhões de reais de recursos colocados na Prefeitura de Manaus. São recursos do Minha Casa Minha Vida, PAC, emendas na área da saúde. Um adicional equivalente a 25% a mais do orçamento da PMM, o que não é pouca coisa – revelou o senador.

Eduardo foi questionado pelo G-6 se, diante da candidatura – que parece ser inevitável – de David Almeida ao governo do Estado, ele conseguiria manter a aliança com o prefeito. O senador respondeu que tem caminhado ao lado de Omar Aziz pelo interior do estado do Amazonas e lembrou que estava na sala quando David Almeida garantiu seu apoio à candidatura de Omar.

— Agora eu falei para o prefeito que, se ele vai mesmo disputar a eleição, teria que ter uma conversa com o senador Omar. A partir daí, cada um decidiria o que vai fazer.

De acordo com Braga, o que não pode acontecer é uma guerra “fratricida” – relacionada ao crime de assassinar seu irmão ou matar membros de seu próprio grupo ou país –, porque só quem perde é o Amazonas – comparou o senador.

Senador com os integrantes do G6

Na avaliação do senador, o ano de 2026 será muito importante não só para o Amazonas, mas para todo o Brasil.

— A gente espera que essa eleição de 2026 seja um divisor d’água em relação a isso, porque a gente passou os anos do governo Melo, que foi uma tragédia; depois veio um governo de transição, que foi o governo do Amazonino, que não conseguiu construir, nem teve tempo para construir. E aí veio o governo Wilson Lima, que, pelo amor de Deus, eu não sei nem como adjetivar o governo — criticou Braga.

No final da entrevista, Eduardo Braga confirmou a sua decisão de se candidatar à reeleição, garantindo que não tem pretensão de retornar ao governo.

— Meu tempo para o governo já passou (...) Mas eu quero agradecer a oportunidade e dizer ao telespectador que, se Deus e o povo me derem a oportunidade, eu estou me colocando como pré-candidato à reeleição e tentando construir uma aliança que possa não só nos levar à vitória, mas que traga o Amazonas para o protagonismo e para a força política necessária para fazer os avanços que tanto nós necessitamos no Estado – disse ele.
Publicidade Águas de Manaus
Publicidade BEMOL
Publicidade TCE
Publicidade ATEM
Publicidade Parintins
Publicidade UEA

Mais Recentes