Ir para o conteúdo

Praia da Ponta Negra será liberada para banho nesta quarta-feira

Rio Negro superou a marca de 17 metros nos últimos dias

Praia da Ponta Negra, em Manaus - Foto: Divulgação.

O prefeito de Manaus, David Almeida, anunciou, a liberação da praia no complexo turístico Ponta Negra para o banho no rio Negro nesta quarta-feira (27). A decisão foi tomada após a cota do rio superar a cota de 17 metros nos últimos dias, acompanhando o aumento no nível das águas devido à cheia.

Atualmente, a cota, registrada pelo porto de Manaus, é de 17,94 metros. Desde o dia 2 de outubro, a praia estava proibida para banhos devido à significativa vazante que afeta o Estado e o município de Manaus neste ano de 2023.

“Nós fechamos a praia com 16 metros e, desde o registro da menor marca da vazante para cá, da cota de 12,7 metros, foram mais de 5 metros de subida dos rios. Acredito que, com o que foi feito pela prefeitura, juntamente ao Corpo de Bombeiros, nós temos essa tranquilidade de poder reabrir o espaço da praia da Ponta Negra para o banho, tanto para o uso dos banhistas quanto para os barraqueiros aqui, que se utilizam desse espaço”, enfatizou o chefe do Executivo municipal.

Com o aumento no nível do rio Negro desde outubro, a prefeitura autoriza o acesso ao balneário para os banhistas. É crucial que observem atentamente as normas de segurança e medidas preventivas contra afogamentos, amplamente divulgadas nos meios de comunicação e nas placas informativas do parque.

A proibição de acesso à praia foi motivada pela iminência do término do aterro perene, próximo ao leito natural do rio, podendo acarretar mudanças no terreno, como buracos, desníveis e depressões.

O embasamento técnico para essa decisão contou com laudo e levantamento solicitados pela prefeitura ao Serviço Geológico do Brasil (SGB), além das medições realizadas pelo Corpo de Bombeiros do Estado do Amazonas (CBAM).

Publicidade TCE
Publicidade UEA
Publicidade CMM

Mais Recentes