O prefeito Arthur Virgílio Neto abre, nesta segunda-feira, 27/11, às, o seminário “O Futuro da Amazônia”, evento da Folha de São Paulo, que será realizado em Manaus. Na pauta, o compromisso de Arthur com o desenvolvimento sustentável e o protagonismo de Manaus nessa área. Além da abertura, Arthur participará de uma mesa redonda sobre a Zona Franca de Manaus.
O compromisso selado por Arthur na 23º Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP23), na primeira quinzena de novembro, em Bonn, na Alemanha — será reafirmado no seminário “O Futuro da Amazônia”, no Teatro Manauara, bairro Adrianópolis, zona Centro-Sul.
O evento em Manaus reunirá especialistas renomados para o debate de temas como turismo, desafios da área urbana, do modelo socioeconômico da Zona Franca de Manaus (ZFM), empreendedorismo e extrativismo sustentável.
“O desenvolvimento econômico e social de uma região baseado nos princípios da sustentabilidade, do respeito ao meio ambiente, deve ser uma pauta perene. Há 15 dias cumprimos agenda internacional para discutir, juntamente com governantes de outras cidades do mundo, prevenção de desastres naturais e mudanças climáticas, quando assumimos compromisso de protagonista nessa questão. Agora, Manaus é palco de discussão de tamanha relevância”, frisou o prefeito Arthur Neto.
Programação
Além da mesa redonda sobre o modelo Zona Franca, estão previstas outras discussões sobre “Empreendedorismo e extrativismo sustentável”, “O desenvolvimento do turismo”, “O laboratório da Amazônia”, “Desenvolvimento sustentável na Amazônia urbana”, com representantes de órgãos governamentais e de instituições de pesquisa e ensino.
O evento, que tem o patrocínio da Manaus Ambiental e Manaus Luz, acontece a partir das 8h, no Teatro Manauara (avenida Mário Ypiranga, 1.300 – Adrianópolis). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas em eventos.folha.com.br.
Programação do ‘O Futuro da Amazônia’
CREDENCIAMENTO E WELCOME COFFEE
Horário: das 8h às 9h
ABERTURA
Horário: das 9h às 9h30
MESA 1: Empreendedorismo e extrativismo sustentável
Horário: das 9h30 às 10h30
Participantes: Eduardo Leão, secretário-adjunto de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia do Estado do Pará e Helder Lima de Queiroz, diretor do Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá
MESA 2: O desenvolvimento do turismo
Horário: das 10h30 às 11h30
Participantes: Bernardo Monteiro de Paula, presidente da Manauscult (Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Evento) e Eduardo Taveira, superintendente técnico-científico da FAS (Fundação Amazônia Sustentável)
COFFEE BREAK
Horário: das 11h30 às 12h
MESA 3: O laboratório da Amazônia
Horário: das 12h às 13h
Participantes: Rodrigo Leão de Moura, biólogo e professor na Universidade Federal do Rio de Janeiro; Sylvio Mário Puga Ferreira, reitor da UFAM (Universidade Federal do Amazonas) e Paulo Mauricio de Alencastro Graça, coordenador de Pesquisas do Inpa (Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia)
ALMOÇO
Horário: das 13h às 14h30
MESA 4: Desenvolvimento sustentável na Amazônia urbana
Horário: das 14h30 às 15h30
Participantes: Tatiana Schor, professora do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Amazonas
COFFEE BREAK
Horário: das 15h30 às 16h
MESA 5: Balanço de 50 anos da Zona Franca de Manaus
Horário: das 16h às 17h
Participantes: Arthur Neto, prefeito de Manaus; Roberto Castello Branco, economista diretor da FGV Crescimento e Desenvolvimento; Antonio Carlos da Silva, presidente da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (FIEAM) e Appio da Silva Tolentino, superintendente da Zona Franca de Manaus (Suframa)