O prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), anunciou nesta quinta-feira (20/03), a instalação de radares de alta tecnologia para monitorar e alertar sobre o volume de chuvas acima do normal na capital. O projeto integra as ações emergenciais realizadas para minimizar os impactos causados pelas precipitações das últimas semanas.
"Esses equipamentos são de origem mexicana e a tecnologia trabalha com precisão de até 3h de antecedência, apontando onde a chuva vai cair em maior volume. Serão nove estações meteorológicas espalhadas por Manaus para auxiliar nos locais de maiores incidência de chuvas e áreas de risco de deslizamentos. Temos 52 mil moradias mapeadas nessas zonas, é um problema de habitação, mas essas ações devem diminuir as ocorrências e evitar outras tragédias", ressaltou o prefeito de Manaus.
Segundo o prefeito, os radares que funcionam atualmente na capital não são precisos, ressaltando que o novo investimento é mais caro que um viaduto.
“Os radares que nós temos não davam a quantidade precisa. Já estes vão trazer informações exatas sobre a quantidade de chuva e indicar os locais onde choverá mais naquele dia. Apenas São Paulo possui esse equipamento; ele custa mais que um viaduto, mas é necessário”, explicou.
A prefeitura de Manaus também informou que os alertas continuarão sendo enviados via SMS, além de outras ações em andamento, considerando que todo o Brasil enfrenta situação semelhante.
“Não tivemos políticas públicas durante 40 anos, e a prefeitura de Manaus tem feito esse trabalho, como aconteceu com as 21 famílias retiradas ontem da comunidade Fazendinha. É assim que vamos reduzindo o déficit habitacional. Vamos continuar enviando alertas, divulgando informações e assim evitar efeitos trágicos das chuvas”, explicou.