A Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg) concluiu, nesta quinta-feira (7), a formação de 10 guardas municipais que integrarão o programa Guardiã Maria da Penha, voltado para a proteção de mulheres vítimas de violência doméstica em Manaus.
O curso foi realizado em Iranduba, com estágio ministrado pela Polícia Militar do Amazonas (PM-AM), e contou com a participação de policiais militares e profissionais da rede de enfrentamento à violência contra a mulher.
A capacitação abordou a Lei Maria da Penha, protocolos de atendimento humanizado, escuta qualificada e a atuação integrada com a rede de proteção. Essa iniciativa reforça o compromisso da Prefeitura de Manaus em oferecer atendimento especializado e proteger mulheres em situação de vulnerabilidade.
Segundo a comandante do programa, agente Thais Rodrigues, a formação prepara os guardas para garantir o cumprimento das medidas protetivas e oferecer segurança para que as mulheres possam reconstruir suas vidas.
O coronel Agnelo Lima Júnior, representante da Semseg, destacou que a Guarda Municipal estará presente não só no atendimento às denúncias, feitas pelo telefone 153, mas também com patrulhamento ativo para prevenir a violência.
O programa Guardiã Maria da Penha realiza visitas periódicas e acompanhamento preventivo, em parceria com a rede de proteção, para ajudar a quebrar o ciclo da violência doméstica em Manaus.