A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), anuncia o início das obras de proteção mecânica dos taludes laterais da avenida Mário Ypiranga Monteiro, no trecho próximo à saída da avenida Maneca Marques, no bairro Parque 10 de Novembro, zona Centro-Sul.
A intervenção tem como objetivo solucionar o recorrente desbarrancamento parcial do talude acima das calçadas em ambos os sentidos da via, um problema que dificulta o trânsito seguro de pedestres na área há, ao menos, 20 anos.
Nesta terça-feira, 14/10, o vice-prefeito e secretário de Obras, Renato Junior, destacou que o projeto contempla a implantação de geomanta, uma técnica moderna e inovadora que será utilizada pela primeira vez pela Prefeitura de Manaus em uma obra de contenção.
“Estamos aplicando uma tecnologia inédita na prefeitura, que representa um avanço significativo na forma como cuidamos da infraestrutura urbana. Essa obra vai garantir mais segurança, estabilidade e durabilidade ao solo, protegendo pedestres e motoristas que utilizam diariamente a via”, afirmou o vice-prefeito e secretário de Obras, Renato Junior.
“A gestão do prefeito David Almeida tem investido em soluções modernas, seguras e sustentáveis, que resolvem, de forma definitiva, os problemas históricos de Manaus. Nosso compromisso é com uma cidade mais preparada e segura para todos”, completou Renato Junior.
A geomanta possui duas faces, uma de PVC, que fica em contato direto com o talude, e outra de poliéster, voltada para a parte externa, que recebe a aplicação de argamassa. O material tem 1,8 milímetro de espessura, e a execução do serviço inclui etapas de limpeza completa da encosta, remoção da vegetação, aplicação do polímero, instalação da manta e, por fim, o jateamento de argamassa, que garante a proteção mecânica do sistema.
Além de moderna, a técnica oferece diversos benefícios, aumenta a durabilidade da encosta, reduz significativamente os riscos de erosão e deslizamento, melhora a drenagem superficial da água das chuvas e proporciona maior estabilidade ao solo, evitando o comprometimento da via. A aplicação da geomanta também representa uma solução rápida, sustentável e econômica, reduzindo a necessidade de intervenções futuras e garantindo mais segurança à população.
A área total da intervenção é de 5.445 metros quadrados, abrangendo os dois lados da avenida, que serão completamente recuperados sem causar transtornos ao tráfego de veículos durante a execução das obras.