Ir para o conteúdo

Prefeitura de Manaus inicia retirada de 'cabos mortos' das ruas do Centro

A ação de combate à poluição visual tem previsão inicial de durar duas semanas, sendo realizada em horários que reduzem o impacto para o comércio e a população

Ação iniciou pela rua Guilherme Moreira - Foto: Divulgação

A retirada de "cabos mortos" dos postes iniciou pela rua Guilherme Moreira, no Centro Histórico de Manaus, neste domingo (17/8). Coordenada pelo Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), a ação de combate à poluição visual contou com apoio da concessionária de energia e das empresas de telefonia, internet e de fibra óptica, responsáveis pela fiação inutilizada.

O prefeito David Almeida informou que as empresas foram notificadas para participarem desta ação de despoluição visual.

“Nós temos uma poluição visual na cidade de Manaus muito grande, em várias áreas da cidade, no Centro principalmente. Como estamos com um ‘Mutirão no Centro’, essa ação foi programada. Nós notificamos todas as empresas, a concessionária de energia, as empresas que prestam serviço de telefonia, de internet, para que pudessem vir aqui conosco resolver esse problema da poluição visual, iniciando pelo centro da cidade”, disse o prefeito.

O vice-presidente do Implurb, Antônio Peixoto, disse que a poluição visual ocasionada pelos "cabos mortos" é uma afronta ao Código de Postura e ao Plano Diretor de Manaus, algo que precisava ser corrigido após muitos anos de inutilização dessa fiação com o avanço da tecnologia da comunicação.

“Nós fizemos um levantamento técnico, uma visita técnica junto com a Amazonas Energia, que é a detentora dos postes de energia, em conjunto com as operadoras de telefonia e de internet. Esse levantamento técnico foi realizado na semana passada em conjunto com a equipe do Implurb. E neste domingo é o primeiro dia da ação, que continua nos próximos dias”, explicou.

O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus (CDL Manaus), Ralph Assayag, comentou sobre a ação inserida no “Mutirão no Bairro".

“Em décadas, é uma coisa inédita, nunca tivemos um prefeito com tanta vontade de arrumar o centro histórico. Aqui temos uma economia toda pujante, praticamente quase 50% de toda a arrecadação do estado vem do grande centro. E o centro precisava disso. Hoje ele (prefeito) está cuidando com carinho de todo o Centro, primeiro tirando essas fiações que estamos vendo aqui. Fiações horríveis. Depois a organização dos buracos, das calçadas, de toda a infraestrutura do Centro”, comentou Ralph.

Notificados

Como os postes são sublicenciados pela concessionária Amazonas Energia para as empresas de telecomunicações, a ação foi supervisionada pela empresa. “A Amazonas Energia, como detentora dos postes, tem a obrigação de fazer a fiscalização das empresas que compartilham conosco. Então, fazemos a fiscalização dessas empresas, solicitamos delas a retirada desses cabos. Como a prefeitura fez essa ação e nos comunicou, estamos aqui para ajudar as empresas a fazer a retirada desses cabos em desuso”, informou Igor Pedroso, supervisor de campo da concessionária.

As empresas de telefonia, internet e de fibra óptica, como Vivo, Claro, Oi e Tim, foram notificadas pelo Implurb para realizarem a retirada de seus "cabos mortos".

“Recebemos a notificação durante a semana, estivemos aqui com o nosso corpo técnico para fazer a vistoria do local, verificar os pontos que precisam ser readequados, e hoje estamos com nossa equipe fazendo a limpeza de cabos mortos, tirando e reestruturando aquilo que está inadequado para trazer um ambiente melhor para a cidade, fazendo uma higienização nos postes do centro de Manaus”, disse Magno Farias, coordenador técnico da Vivo.

A operação de combate à poluição visual no Centro tem previsão inicial de durar duas semanas, sendo realizada em horários que reduzem o impacto para o comércio e a população.

Publicidade BEMOL
Publicidade TCE
Publicidade ATEM
Publicidade Parintins
Publicidade UEA

Mais Recentes