A Prefeitura de Manaus, em parceria com o Tribunal de Justiça do Amazonas (TJ-AM), instalou, nesta quinta-feira, 25/11, um ponto temporário para vacinação contra a Covid-19, no Fórum Ministro Henock Reis, na avenida Umberto Calderaro Filho, bairro São Francisco, zona Sul. Até as 16h, haviam sido aplicadas 134 doses dos imunizantes CoronaVac, AstraZeneca e Pfizer. Até esta sexta-feira, 26, das 8h às 18h, estarão sendo oferecidas as três doses para servidores, pessoas que precisem ir àquela unidade e comunidades das áreas próximas.
A gerente interina do Distrito de Saúde Sul da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), enfermeira Ieda Rocha, explicou que a parceria tem o objetivo de ampliar o acesso à vacinação, aumentando o percentual de pessoas protegidas dos quadros graves que a Covid-19 pode causar.
“O Fórum Henock Reis registra, normalmente, uma grande circulação de pessoas. A prefeitura, atendendo a uma solicitação do Tribunal de Justiça, estará até esta sexta-feira, no hall do fórum, assegurando a vacinação contra a Covid-19, para quem precisa participar de audiências e também para os servidores que porventura não tenham sido imunizados”, destacou a enfermeira.
O estudante Luydi Roberto, que cumpre estágio no Fórum Henock Reis, já havia passado do prazo para concluir o esquema vacinal. “Achei muito boa essa iniciativa porque ainda não havia tomado a segunda dose, embora estivesse no tempo para isso. Assim, nem precisei sair do trabalho, já completei as duas doses aqui mesmo”, contou.
Quem também aproveitou a oportunidade foi a escrevente Veranilce Paiva. “Foi muito positivo porque não precisamos nos deslocar para outros pontos para receber a vacina. Com esse ponto aqui, já tomei a minha dose de reforço”, comemorou.
Documentos
Quem for tomar a primeira dose, sendo maior de 18 anos, precisa apresentar um documento de identificação original, com foto, CPF e um comprovante de residência, com cópia. Para os menores de 12 a 17 anos, além dos documentos, que podem ser, também, a certidão de nascimento e o Cartão Nacional de Saúde, deverão estar acompanhados do pai, mãe ou um responsável maior de 18 anos.
Para a segunda dose, é preciso apresentar no ponto de vacinação o cartão de vacina, o documento de identidade e o CPF. Os menores de idade devem estar com um responsável, ainda.
No caso da dose de reforço, é necessário se enquadrar nos critérios do Ministério da Saúde (MS), que liberou a terceira dose para pessoas de 18 anos e mais que tenham completado o esquema vacinal há pelo menos cinco meses, trabalhadores da saúde e imunossuprimidos.
Pontos
Nesta sexta-feira, 26, a Semsa terá mais 56 pontos em toda a cidade, para oferecer a imunização contra a Covid-19, seja em primeira, segunda, ou dose de reforço. A lista, que inclui as unidades de saúde, a feira Manaus Moderna, os pontos estratégicos e oito shopping centers, pode ser consultada nos perfis oficiais da secretaria: @semsamanaus, no Instagram, e Semsa Manaus, no Facebook, além do site www.semsa.manaus.am.gov.br ou no link https://bit.ly/localvacinacovid19.