A Prefeitura de Manaus realizou, na noite da quarta-feira, 28/1, o lançamento oficial dos 13 editais da Política Nacional Aldir Blanc (Pnab) 2026, 2º ciclo, com aporte de R$ 5 milhões para fortalecer a produção cultural na capital. O evento aconteceu no estacionamento do mirante Lúcia Almeida, no centro histórico, reunindo artistas, fazedores de cultura, gestores culturais e representantes institucionais.
A iniciativa foi promovida pela Prefeitura de Manaus, por meio do Conselho Municipal de Cultura (Concultura), e marcou um momento significativo para o fortalecimento das políticas públicas culturais no município. Os editais contemplam diversos segmentos artísticos e culturais, ampliando as oportunidades de fomento, valorização e democratização do acesso aos recursos públicos destinados à cultura.
“Todas as cidades, não só as capitais, até as mais distantes têm essa oportunidade dos editais da Pnab. É um momento histórico, porque é um grande avanço para as políticas culturais, tanto no acesso aos fomentos quanto na abrangência. E isso é uma das diretrizes do prefeito David Almeida, democratizar o acesso à cultura a todos”, disse o diretor-presidente do Concultura, Tony Medeiros.
O lançamento contou com a presença da secretária nacional do Ministério da Cultura (MinC), Roberta Martins, que destacou a importância da Pnab como instrumento estratégico para o desenvolvimento cultural nos territórios e para o reconhecimento da diversidade artística brasileira. A participação da representante do governo federal reforçou o compromisso conjunto entre União e município na execução da política cultural. “A cultura é a fonte da força brasileira. É a soberania nacional. Nossa cultura é maiúscula, é diversidade. A cultura de Manaus e do Amazonas também comprovam isso”, destacou.
Dezenas de artistas de diferentes linguagens — como música, artes visuais, hip-hop, circo, teatro, literatura, audiovisual, cultura popular, entre outras, prestigiaram o evento, celebrando o avanço das ações de fomento cultural em Manaus. “É uma satisfação presenciar esse marco histórico. Agradeço à prefeitura e ao Concultura pela visibilidade da capoeira nos eventos, pois antes não tínhamos essa abertura”, disse Rafael Ferreira, do Instituto Cultural Alforria de Capoeira.
O encontro também foi um espaço de diálogo, troca de informações e incentivo à participação da classe artística nos editais. Uma equipe de consultoria do Concultura atendeu agentes culturais e artistas, onde esclareceu dúvidas sobre a participação nos editais. “É um momento importante para nós, indígenas, podermos participar dos editais e sermos vistos. É uma oportunidade que a prefeitura nos proporciona, por meio do Concultura, ter a possibilidade de concorrer nas categorias de grafismo, moda e música”, salientou o artista indígena e empreendedor José Tikuna.
Uma das modalidades contempladas nos editais da Pnab 2026 é a Economia Criativa, que abrange segmentos de moda, gastronomia, design, turismo cultural entre outras. “Para quem é empreendedor, é muito importante saber que existem incentivos para nossa categoria nos editais. Para quem vive do artesanato, isso significa poder ampliar a produção e aumentar as vendas”, disse a empreendedora Glicia Penalber, durante o evento de lançamento.
As inscrições para os 13 editais da Pnab 2026 estão abertas desde o último dia 23 de janeiro, no site Porta da Cultura Manaus, e são gratuitas, oportunizando a todos o acesso aos fomentos culturais do município.