Ir para o conteúdo

Prefeitura de Parintins promove campanha para reduzir acidentes no trânsito

O número de acidentes tem aumentado drasticamente nos últimos anos

População recebe orientação sobre segurança no trânsito

A Prefeitura de Parintins, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), Vigilância em Saúde, Empresa Municipal de Trânsito e Transporte (EMTT), Hospitais e da Central de Resgate Parintins intensificam a campanha que visa reduzir os números de acidentes no trânsito e orientar sobre a importância do uso do capacete e, consequentemente, dar mais segurança às pessoas que transitam nas ruas da cidade.

O número de acidentes tem aumentado drasticamente nos últimos anos. Segundo os dados da Secretaria de Saúde, entre 2023 e 2024 houve um aumento significativo de acidentes de trânsito e mortes relacionadas. O crescimento alarmante foi apontado por meio de dados do Observatório Nacional do Trânsito.

Em 2023, foram 1.745 acidentes de trânsito com 11 óbitos (8 homens e 3 mulheres). Em 2024, foram 2.409 acidentes de trânsito (aumento de 664 ocorrências, equivalente a 38%) com 19 óbitos (16 homens e 3 mulheres), representando um crescimento de 72% no número de mortes.

A parintinense, Karla Cristina Amazonas Reis, sofreu um acidente de trânsito em março do ano passado. Para ela, a conscientização no trânsito em Parintins é importante para alertar as pessoas. “A campanha traz o papel muito importante que é a conscientização para com a segurança na sociedade. Ela traz muitos pontos positivos como os alertas do uso do capacete, não dirigir embriagado, ter responsabilidade de conduzir o veículo, ter uma velocidade adequada que dê a segurança do condutor e do seu passageiro”, afirma Karla.

Outro depoimento é de Ocivaldo de Souza, que perdeu o movimento das pernas após sofrer acidente no trânsito. "Meu acidente foi numa estrada, na comunidade do Parintinzinho. Eu estava pedalando quando um motociclista me pegou de frente, me jogou e quebrou minhas pernas. O trânsito nas estradas está ruim, principalmente nas comunidades.  A prefeitura cobrando todos esses acessórios vai ajudar muito no trânsito, porque a gente vê que os veículos não tem pisca, não tem farol e tem gente que não sabe dirigir", explica Ocivaldo.

A campanha se estende nos diversos meios de comunicação, outdoors distribuídos em pontos estratégicos da cidade, campanhas no rádio e redes sociais, blitz educativas e demais ações na cidade. “A Prefeitura de Parintins faz sua parte e orienta a população parintinense e alertar para os perigos no trânsito ocasionados, principalmente, pela imprudência e irregularidades de veículos e condutores”, explica o prefeito de Parintins, Mateus Assayag.

O prefeito Mateus Assayag reforça o compromisso da gestão em tornar o trânsito de Parintins mais seguro. “Estamos reforçando nossa rede de entidades e profissionais para atuarem de forma mais efetiva e, assim, garantir a segurança das pessoas. Mas, precisamos que os condutores também se conscientizem dessa segurança e respeitam as sinalizações, os profissionais, a legislação e, principalmente, respeitem a vida”, orienta.

Publicidade BEMOL
Publicidade TCE
Publicidade Parintins
Publicidade UEA

Mais Recentes