Mais de 2,5 mil servidores da Secretaria Municipal de Educação (Semed) receberão o 14º e o 15º salários por conta do desempenho na educação infantil, no ensino fundamental e na Educação de Jovens e Adultos (EJA), no ano de 2019, dentro da política de valorização dos profissionais da educação da gestão do prefeito Arthur Virgílio Neto. Os nomes foram publicados pela Prefeitura de Manaus, no Diário Oficial do Município (DOM) nº 4.983, segundo caderno, desta quinta-feira, 10/12. Ao todo, serão 115 escolas e 2.550 servidores beneficiados. O pagamento está previsto para o dia 23 deste mês.
“Agradeço o esforço de todos os profissionais da educação, por colocarem Manaus entre as dez capitais no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, o Ideb, saltando da 23ª posição para a 9ª. Isso reflete na melhoria da qualidade de ensino e esses 14º e 15º salários são um presente, como forma de gratidão pela dedicação e empenho em colocar a rede municipal na elite da educação do Brasil”, disse o prefeito Arthur Neto. Do total de unidades de ensino, 112 receberão o 14º salário, sendo 14 escolas do ensino fundamental, três do EJA e 95 da educação infantil. Três da educação infantil terão o 15º.
O pagamento atende a Lei nº 2.365, de 12 de novembro de 2018, que dispõe sobre o Programa de Incentivo e Valorização aos servidores lotados nas unidades de ensino da rede municipal de Educação, que avalia a melhoria dos resultados de aprendizagem dos estudantes definidos pelo Índice de Desenvolvimento da Educação da Rede Municipal de Ensino (IDE-Manaus), por meio de Cartas de Metas entregues a cada unidade.
Essa é a primeira vez que servidores da educação infantil recebem o reconhecimento, por meio desse pagamento. Segundo a secretária Municipal de Educação, Kátia Schweickardt, essa premiação é a coroação de um trabalho que foi realizado durante todo o ano.