Ir para o conteúdo

Prefeitura e CDL alinham propostas para revitalização e ordenamento do comércio no Centro

Encontro reuniu técnicos da prefeitura para discutir projetos em andamento e novas propostas de requalificação dos espaços públicos

Vice-prefeito destacou ações que estão sendo realizadas 

O vice-prefeito e titular da Secretaria Municipal de Infraestrutura de Manaus (Seminf), Renato Junior, participou, nesta quinta-feira,  22/5, de uma reunião com a diretoria da Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus (CDL Manaus), com foco na revitalização do centro histórico da capital. O encontro, realizado na sede da CDL, reuniu técnicos da prefeitura para discutir projetos em andamento e novas propostas de requalificação dos espaços públicos da área central da cidade.

Na ocasião, o vice-prefeito apresentou as ações já executadas pela Prefeitura de Manaus no Centro, como a nova praça de alimentação da feira da Manaus Moderna, o calçamento da orla do porto, a recuperação do passeio da rua Marechal Deodoro (o tradicional “bate-palma”) e a substituição das tampas de drenagem da via.

O titular da Seminf também destacou que novas intervenções estão previstas, como a implantação de uma nova rede de drenagem na Barão de São Domingos, melhorias na iluminação cênica de pontos turísticos e a reestruturação das feiras e banheiros públicos, com projeto de acessibilidade.

“Cuidar do Centro é cuidar do camelô e do lojista ao mesmo tempo. São dois lados que precisam ser vistos com o mesmo respeito e organizados pelo poder público. Ontem, eu estive ouvindo os camelôs, hoje, estou aqui com os lojistas. Nosso compromisso é garantir que todos tenham espaço, de forma ordenada e digna, para continuar gerando emprego e renda. O prefeito David Almeida determinou prioridade total para o Centro de Manaus nesse verão e não faltarão ações”, afirmou Renato Junior.

Durante a reunião, também foi discutida a proposta de zoneamento do comércio informal, com padronização das bancas e novo ordenamento das feiras, de forma a garantir o equilíbrio entre o comércio tradicional e o informal. A ideia é que cada segmento tenha área delimitada, com organização que permita a convivência e a circulação adequada de pedestres.

O presidente da CDL Manaus, Ralph Assayag, avaliou positivamente o encontro. “O Centro é o coração comercial da cidade e ter a presença do vice-prefeito aqui, com escuta ativa e propostas concretas, mostra que a gestão está de fato comprometida com essa retomada que todos nós queremos”, disse.

As ações fazem parte de um pacote de requalificação do centro histórico e comercial de Manaus, previsto para ser intensificado nos próximos meses com obras, paisagismo, infraestrutura e medidas de ordenamento.

Publicidade BEMOL
Publicidade TCE
Publicidade ATEM
Publicidade UEA

Mais Recentes