Ir para o conteúdo

Prefeitura entrega Praça dos Remédios revitalizada, no Centro de Manaus

Inaugurada em 1899, a praça recebeu amplo trabalho de requalificação, incluindo recuperação das pedras portuguesas, iluminação e paisagismo

Foto: Divulgação

Em comemoração aos 356 anos da capital amazonense, o prefeito David Almeida entregou, nesta sexta-feira, 24/10, a Praça dos Remédios totalmente revitalizada, no centro histórico.

“Hoje, estamos devolvendo à população um patrimônio requalificado e, acima de tudo, resgatando a dignidade de pessoas em situação de rua, que passam a ter acolhimento e oportunidade. A maior transformação que fazemos não é apenas na arquitetura, mas na vida das pessoas”, destacou o chefe do Executivo municipal.

Inaugurada em 1899, a praça recebeu amplo trabalho de requalificação pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf): recuperação das pedras portuguesas, reforma dos 52 bancos com mármore, restauração dos oito pilares ornamentais, pintura do monumento central e implantação de rampas acessíveis e grelhas. A iluminação cênica e o rebaixamento dos postes com fiação subterrânea modernizaram o espaço.

O paisagismo, coordenado pela Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), revitalizou os canteiros e implantou duas oliveiras centenárias, símbolos de paz, longevidade e resistência, que refletem a força do povo manauara.

Foto: Divulgação

As pessoas que viviam na praça serão acolhidas em novos equipamentos sociais implantados pela prefeitura, como o Centro Pop, a Casa de Passagem e o Centro de Atendimento e Desenvolvimento Social (Cads).

“Essas pessoas terão direito a refeições diárias, banho, atendimento médico e psicológico, além de encaminhamento ao mercado de trabalho. Pela primeira vez, recebem um tratamento digno e uma nova chance de recomeço”, reforçou o prefeito.

O vice-prefeito e secretário de Obras, Renato Junior, destacou que a praça representa parte da história de Manaus. “Cuidar dela é responsabilidade de todos: prefeitura, lojistas, vereadores e comunidade. É um legado coletivo para a cidade”, disse.

O senador Eduardo Braga, que participou do evento, ressaltou a importância do espaço público para a cidade. “É uma obra singela no tamanho, mas gigante no coração do povo manauara. Aqui nasceu a história da nossa metrópole, e nada mais justo que celebrar os 356 anos de Manaus revitalizando um dos seus maiores símbolos”, enfatizou.

Moradora do Centro desde a infância, a aposentada Maria de Fátima Dias, 83 anos, resumiu a emoção coletiva. “Meu coração ficava partido ao ver a praça abandonada. Agora, Manaus está renascendo. É um sonho realizado. Choro de gratidão por ver a cidade se transformar”.

Publicidade BEMOL
Publicidade TCE
Publicidade ATEM
Publicidade Parintins
Publicidade UEA

Mais Recentes