A partir da próxima quinta-feira, 22/4, a Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), reforçará as linhas de ônibus no combate às aglomerações nos coletivos urbanos. A quantidade de veículos à disposição dos usuários será de 990 carros em operação e mais 100 ônibus de apoio, que atuarão, principalmente, nos horários de pico da operação diária dos coletivos urbanos. O aumento na frota irá atender, especialmente, a zona Leste.
O reforço é resultado das primeiras pesquisas realizadas pelo IMMU, que mostraram as linhas com maior movimento de passageiros, e as medidas foram definidas em reunião realizada nesta segunda-feira, 19, na sede da autarquia municipal, na Cachoeirinha, zona Sul, entre o diretor-presidente do instituto, Paulo Henrique Martins, e representantes do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Amazonas (Sinetram).
De acordo com Paulo Henrique Martins, é compromisso do prefeito David Almeida trabalhar para oferecer o melhor serviço possível à população, no que diz respeito ao transporte urbano. “Sabemos que o desafio é enorme, pois a meta da prefeitura é trocar 80% da frota até o fim da gestão. Com a inclusão desses novos ônibus, estamos dando o primeiro passo para alcançar esse objetivo”, destacou.
Novas linhas
Outra medida adotada, a partir de quinta-feira, será a circulação de novas linhas, criadas para atender a zona Leste. São elas: 097-Jorge Teixeira/Grande Vitória/Grande Circular; 098-Jorge Teixeira/ Grande Circular/ Grande Vitória; e 654-T4/Mutirão/via José Romão/Aleixo/Centro.
O diretor do Sinetram, César Tadeu, também se mostrou muito otimista com o aumento da frota. “Serão três novas linhas que irão atender a cidade como um todo, especialmente a zona Leste. Teremos um aumento significativo de carros em circulação, que levará a frota a 990 veículos”, observou.
Reforço
No último dia 12, nove linhas de ônibus do transporte público da capital ganharam reforço na frota, para evitar aglomerações de usuários. A medida, adotada pela Prefeitura de Manaus, teve como base informações de pesquisa realizada por funcionários do IMMU, que verificaram a lotação de linhas em diversos pontos da cidade no horário de pico de passageiros.
Ganharam reforço as linhas 678, 676, 600, 560, 449, 448, 034, 013 e 010, que também tiveram aumento no número de viagens realizadas. Outras linhas da capital já estão sendo avaliadas pelo IMMU, o que, além de evitar que as pessoas se aglomerem nos ônibus, irá reforçar a fiscalização do uso de máscara dentro dos veículos.