No último sábado (5), o Ginásio Nininberg Guerra, em Manaus, no Amazonas, foi palco do Campeonato Mundial de Luta Livre Esportiva da FILLE Pro (Federação Internacional de Luta Livre Esportiva Profissional e Grappling). E com um alto investimento em termos de estrutura e premiação, o evento - primeiro da Federação - correspondeu às expectativas, reunindo centenas de competidores.
Entre as equipes, a grande campeã geral foi o Projeto Sussuarana, com 33 medalhas de ouro, 16 de prata e seis de bronze. Em segundo veio a Academia Jesus Brother, com o CT Brunocilla em terceiro. Os times Jefferson Testa / Octávio Almeida BJJ e Antonio Top Team completaram o Top 5.
No masculino faixa-preta, o grande campeão do absoluto no adulto + master foi Samuel Carineiro, da Nova União Manaus. Já entre as mulheres, o título ficou com Thaís Sousa, da Orley Lobato, outro time manauara.
Presidente da FILLE Pro - que é parceira da CBLLE (Confederação Brasileira de Luta Livre Esportiva) -, Totonho Aleixo celebrou o sucesso do evento, o primeiro realizado pela Federação, e garantiu: eles chegaram para ficar.
"Estou muito feliz com o retorno que tivemos do Campeonato Mundial de Luta Livre, o primeiro evento dessa nova Federação, que veio pra ficar. Um evento com alto nível técnico, de estrutura, coordenação, e tenho certeza que a FILLE Pro irá tomar conta da Luva Livre em Manaus e no Brasil. Esse foi o passo inicial, mas em breve nossos atletas estarão brilhando no ADCC e em outros grandes torneios de grappling", encerrou Totonho.
++ Saiba mais notícias sobre MMA no site da Revista TATAME, aqui! ++