Daniel dos Santos Leal, 41, foi preso por aplicar um golpe de R$ 13 mil em um idoso de 78 anos, ao se passar por um funcionário de agência bancária. O crime ocorreu no dia 28 de dezembro de 2023, em um banco da avenida Djalma Batista, zona Centro-Sul de Manaus. O homem foi preso nesta quarta-feira (17), no bairro Cidade Nova, zona Norte da capital.
O delegado Adriano Félix, titular do 22º Distrito Integrado de Polícia, informou que Daniel abordou o idoso na agência bancária no Boulevard Álvaro Maia, alegando que seria funcionário do local e disse que, naquele dia, o banco não iria abrir e eles precisariam ir para outra agência, onde o golpe foi praticado.
“O Daniel disse ao idoso que o local estava passando por uma faxina e precisaria atendê-lo em outra agência, na Avenida Djalma Batista. O senhor entrou no veículo e se deslocou até a outra agência”, afirmou o delegado. “Ele fez 24 empréstimos bancários no valor de R$ 807 cada. Conseguiu, ainda, aumentar o limite de saque”.
O delegado informou que Daniel já tinha dois boletins de ocorrência em seu nome também por estelionato contra idosos, além de uma queixa por golpe de ‘saidinha de banco’.
Comparsa
A Polícia Civil divulgou a foto de uma mulher que está sendo procurada por ser comparsa de Daniel. “O Daniel costuma chegar cedo nos bancos, por volta das 5h30 e fica esperando aqueles idosos que esperam as agências abrirem. Ele usa uma mulher para ajudar a ludibriar as vítimas. Ela diz que é cliente, que vai fazer saque, e começam a conversar e ganhar a confiança da vítima”.
Quem tiver informações sobre a mulher deve repassar ao 181, da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM).