Ir para o conteúdo

Preso grupo criminoso envolvido em mortes, tráfico de drogas e lavagem de dinheiro

A operação policial está inclusa na Operação Paz do Ministério da Justiça e foi deflagrada em Manaus e no município de Coari

Cerca de 40 policiais participaram da operação

As Forças de Segurança do Amazonas, por meio dos efetivos da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) e da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), deflagraram na manhã desta quinta-feira (05/10) a Operação Distribuição. A ação teve como foco desarticular uma organização criminosa envolvida em crimes de pirataria, homicídio, tráfico de drogas e lavagem de dinheiro no município de Coari (a 363 quilômetros de Manaus).

Cerca de 40 policiais participaram da operação, com efetivo de policiais civis da Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Coari; dos Departamentos de Polícia do Interior (DPI) e de Investigação sobre Narcóticos (Denarc); da Delegacia Fluvial e da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core-AM). Contou, ainda, com o apoio de policiais militares do 5º Batalhão da Polícia Militar (BPM) de Coari, Batalhão Ambiental e Companhia Independente de Policiamento com Cães (CIPCães).

O secretário de Segurança Pública, coronel Vinícius Almeida, salientou que a operação é um marco no município de Coari.

“A partir de agora, nós teremos muito mais tranquilidade, não só em Coari, mas em toda a comunidade do médio a alto Solimões. Essa operação vai continuar perseguindo alvos que ainda não foram presos e, também, desdobrando a investigação para que a gente possa prender e identificar mais elementos que possam fazer parte dessa organização criminosa”, afirmou o secretário.

Conforme o delegado-geral adjunto, Guilherme Torres, a operação policial é resultado de trabalho investigativo da equipe da DIP de Coari, coordenada pelo delegado José Barradas, em combate aos crimes praticados no município.

“Foram ao todo, 25 mandados de busca e apreensão, 17 pessoas presas, de 18 mandados de prisão. Uma operação que visa combater o tráfico de drogas, a pirataria no município de Coari. Nós temos mandados sendo cumpridos em Manaus e em Tefé. É uma operação que se desdobrou em três municípios do Amazonas para trazer mais segurança à população”, explicou o delegado-geral adjunto.

Ainda segundo Guilherme Torres, a operação também teve como objetivo o combate aos índices de homicídios por meio da Operação Paz, coordenada nacionalmente pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), para fortalecer o trabalho já desenvolvido pelo Governo do Amazonas na redução dos índices de mortes violentas intencionais.

O comandante-geral da PMAM, coronel Klinger Paiva, ressaltou que os agentes de segurança pública, de maneira integrada, estão avançando no interior do Estado com as operações integradas.

“Essa é mais uma parceria que deu certo. Uma operação exitosa com o cumprimento de 25 mandados, onde coordenada pela Secretaria de Segurança, a Polícia Militar esteve presente efetivamente e conseguimos resultados expressivos”, destacou Paiva.

Publicidade ENEVA
Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes