A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio do Núcleo de Repressão a Roubos no Transporte Coletivo e Rotas do Polo Industrial de Manaus (Nurrc), cumpriu, na terça-feira (05/08), mandados de prisão preventiva em nome de Davi Silva Santos, 22, e Luiz Gustavo Pereira, 21 anos. Ambos são investigados por participação em uma série de roubos a ônibus do transporte coletivo em Manaus.
De acordo com o delegado Charles Araújo, coordenador do Nurrc, Davi é investigado por três roubos majorados, ocorridos nos dias 26 e 28 de junho e 1º de julho deste ano, praticados em conjunto com um comparsa ainda não identificado. Já Luiz Gustavo integra um grupo criminoso envolvido em seis roubos cometidos entre os dias 2 e 27 de julho, também contra coletivos da capital.
“Juntamente com Luiz Gustavo, dois adolescentes de 16 e 17 anos já foram identificados, assim como Moisés da Silva Botelho, 26, que segue foragido. Todos integram o mesmo grupo criminoso. Essa ação é um desdobramento de uma operação realizada na semana passada, quando desarticulamos uma organização criminosa. Na tarde de ontem, efetuamos essas duas novas prisões”, destacou o delegado.
Ainda segundo Araújo, os grupos criminosos agiram com extrema violência, utilizando armas brancas e de fogo. As abordagens ocorriam nas zonas norte e oeste da cidade, em horários de grande circulação de passageiros.
“Recebemos informações da população de que Davi estava sendo apresentado por furto no 14º Distrito Integrado de Polícia (DIP), no bairro Jorge Teixeira, zona leste. Fomos imediatamente até o local e cumprimos o mandado de prisão. Já Luiz Gustavo foi localizado e preso no quilômetro oito da rodovia federal BR-174”, informou.
O delegado também ressaltou a redução histórica nos índices de assaltos a ônibus do transporte coletivo em Manaus. Segundo ele, apenas no mês de julho deste ano, houve uma queda de 50% no número de roubos dentro dos veículos e de 99% nas rotas do Polo Industrial.
Procurado
A PC-AM solicita que qualquer informação sobre a identidade ou paradeiro de Moisés da Silva Botelho seja repassada pelos números (92) 98827-8814, disque-denúncia do Nurrc, ou 181, canal da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM). A identidade do denunciante será mantida em sigilo.
Procedimentos
Davi Silva Santos e Luiz Gustavo Pereira irão responder por roubo majorado e corrupção de menores. Os adolescentes envolvidos responderão por ato infracional análogo ao crime de roubo majorado.