A fiscalização do Programa Estadual de Proteção e Orientação ao Consumidor (Procon-AM) autuou, na terça-feira (24/04), três supermercados em bairros das zonas leste, centro-sul e oeste de Manaus, por irregularidades diversas.
Em um estabelecimento situado na avenida Brigadeiro Hilário Gurjão, bairro Jorge Teixeira, na zona leste da capital, as equipes apreenderam 8,5 kg de carne suína com prazo de validade vencido, além de 1.140 ovos sem identificação de procedência e de validade, e mais de 30 itens impróprios para o consumo.
No supermercado localizado na rua Celso Machado, bairro Flores, zona centro-sul, os fiscais identificaram mais de oito quilos de queijos e miúdo bovino também sem identificação de procedência e validade, e outros 26 itens inadequados para o consumo.
A operação foi encerrada após a visita a uma das lojas de uma grande rede de supermercados, na avenida Padre Agostinho Caballero, bairro Santo Antônio, zona oeste de Manaus. A fiscalização, neste estabelecimento em especial, atendeu à denúncia registrada por consumidores junto ao Procon-AM.
Lá foram recolhidos mais de 400 ovos sem identificação de procedência e de validade, 9 kg de cortes de frango fracionados pelo estabelecimento e diversas bandejas de laticínios e carnes vencidos ou impróprios para o consumo humano.
Todos os produtos apreendidos foram retirados da área de comercialização e foram inutilizados. As carnes impróprias para consumo foram recolhidas e colocadas à disposição do Departamento de Vigilância Sanitária (Devisa), por se tratar de produto que envolve risco à saúde pública.