Ir para o conteúdo

Programa Bolsa Universidade abre inscrições nesta segunda-feira

São oferecidas 40.388 vagas de acesso ao ensino superior no primeiro semestre do próximo ano

Inscrições vão até o dia 2 de outubro - Foto: Divulgação

As inscrições para o Programa Bolsa Universidade (PBU) 2026 começa nesta segunda-feira (22/09). São oferecidas 40.388 vagas de acesso ao ensino superior no primeiro semestre do próximo ano, em instituições particulares de ensino. Inscrições vão até o dia 2 de outubro.

As bolsas estão distribuídas em três modalidades: 100% (integrais), 75% e 50%, além da categoria voluntária, em que não há compensação tributária. Do total, 40.388 são para ampla concorrência, 2.286 destinadas a Pessoas com Deficiência (PcDs) e 1.053 para pessoas acima de 60 anos que desejam iniciar uma graduação.

O edital contempla 73 cursos, sendo 37 de bacharelado, oito de licenciatura e 28 tecnólogos, em 15 instituições privadas de ensino superior, que juntas somam 24 unidades espalhadas por Manaus.

Para participar, o candidato deve: ser brasileiro nato ou naturalizado e residente em Manaus; ter renda familiar per capita de até 1,5 salário mínimo; estar regularmente matriculado ou apto a se matricular em uma das instituições parceiras; ter ensino médio completo ou equivalente; não possuir diploma de nível superior; não estar matriculado em instituição pública de ensino superior ou ser beneficiário de outros programas de graduação.

Expansão além das atribuições constitucionais

Apesar de a responsabilidade constitucional da prefeitura se concentrar na educação infantil e no ensino fundamental, David Almeida ressaltou que a gestão municipal vai além do que determina a lei.

“A maior universidade de Manaus hoje é a prefeitura, com o Bolsa Universidade. Esse programa é uma das maiores iniciativas do Brasil em inclusão educacional, porque dá oportunidade real para quem mais precisa”, concluiu o prefeito.

O PBU integra o conjunto de políticas de inclusão socioeducacional da prefeitura, que também contempla o Bolsa Pós-Graduação (PBPG) e o Bolsa Idiomas (PBI), ampliando a formação acadêmica e profissional dos manauaras.

Publicidade BEMOL
Publicidade TCE
Publicidade ATEM
Publicidade Parintins
Publicidade UEA

Mais Recentes