Ir para o conteúdo

Programação gratuita do 1º Festival do Beiradão começa nesta terça-feira

São quatro dias de atividades, com mostra de documentários, oficina e shows no Largo de São Sebastião

Foto: Divulgação

Nesta terça-feira (19/08) inicia a programação do primeiro Festival do Beiradão, que segue até o dia 22 de agosto, com atividades diversificadas e gratuitas. O movimento beiradão vai ocupar, durante quatro dias, espaços como a Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), Escola Superior de Artes e Turismo da Universidade do Estado do Amazonas (ESAT/UEA) e o Largo de São Sebastião, no centro histórico de Manaus.

O evento traz a proposta de valorizar e fortalecer o beiradão como uma das principais manifestações culturais do estado, patrimonialização e política pública cultural e promover a preservação e a renovação através do intercâmbio entre gerações de artistas e do envolvimento da comunidade. A primeira edição do Festival do Beiradão do Amazonas tem patrocínio do Manati Lodge e apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.

A Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas vai sediar a ação de estreia, a partir das 11h desta terça-feira, com uma sessão especial sobre os avanços do beiradão como política pública cultural do estado. A iniciativa é do deputado estadual Sinésio Campos.

Mais de 30 beiradeiros recebem a homenagem na ocasião, entre eles Oseas da Guitarra, além do destaque para os mestres do beiradão, como Teixeira de Manaus, Chico Caju, Chiquinho David, Magalhães da Guitarra, André Amazonas, que vão ser reverenciados como forma de honrar suas memórias e legado.

O beiradão é reconhecido como patrimônio cultural imaterial desde 2023, através da Lei estadual nº 6.448, da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). O Dia Estadual do Beiradão é celebrado em 3 de outubro no Amazonas, conforme instituído pela Lei Estadual nº 6.797, de 22 de março de 2024. As duas propostas são do deputado estadual Sinésio Campos.

O músico e compositor Hadail Mesquita tem uma cadeira na Frente Parlamentar em Defesa da Cultura e do Patrimônio Histórico, na Aleam, para representar o movimento beiradão.

Mostra de documentários
Na quarta-feira (20/08), das 8h às 12h, acontece a Mostra de Cinema do Beiradão, na Escola Superior de Artes e Turismo da Universidade do Estado do Amazonas (ESAT/UEA), localizada na avenida Leonardo Malcher, 1728, Praça 14. O evento, com distribuição de pipoca e refrigerante, é aberto ao público.

Entre os documentários estão “Beiradão, O Ritmo do Interior”, com direção de Fidel Graça e co-direção de Luiz Almeida; “A Poética dos Beiradões”, de Rafael Ângelo; e “O Áureo da Música do Beiradão nas Rádios Manauaras na Década de 80”, de Paulo Moura.

Oficina de Registro do Beiradão
Na quinta-feira (21/08), das 9h às 16h, tem a Oficina de Registro do Beiradão: Inventário Participativo, também na ESAT/UEA, com nomes como o músico e pesquisador Rafael Ângelo, o maestro Everaldo Barbosa, do Fórum Setorial de Música do Amazonas, a superintendente do Iphan Beatriz Calheiro, o produtor Paulo Moura e o músico Hadail Mesquita. A entrada é gratuita.

Shows no Largo de São Sebastião
Na sexta-feira (22/08) tem o show de encerramento no Largo de São Sebastião, das 17h às 22h, com acesso gratuito.

Entre as atrações confirmadas estão Água Cristalina, Nunes Filho, Márcia Novo, Hadail Mesquita, Alaídenegão, Orquestra de Beiradão do Amazonas e DJ Surubim.

Publicidade BEMOL
Publicidade TCE
Publicidade ATEM
Publicidade Parintins
Publicidade UEA

Mais Recentes