Ir para o conteúdo

Projeto promove a inserção de migrantes venezuelanos no mercado de trabalho em Manaus

A gerente nacional do projeto 'Ven, Tú Puedes!', Angela Karinne Mota, destacou o impacto da iniciativa na transformação social

Ven Tú Puedes! já impactou mais de 37 mil migrantes e refugiados nos estados do Amazonas, Roraima e São Paulo - Foto: Divulgação

Como resultado do trabalho de inclusão produtiva, 397 migrantes venezuelanos foram inseridos no mercado de trabalho formal em Manaus. Os dados foram divulgados na última quarta-feira (3) pela ONG Visão Mundial durante a celebração dos seis anos de ações do projeto Ven, Tú Puedes! que destacou o número expressivo na terceira edição do Selo Empresa Amiga do Migrante. O evento ocorreu no espaço Roca Gallery, na Avenida Brasil, em São Paulo, para empresas e instituições ligadas à causa migratória.

A gerente nacional do projeto, Angela Karinne Mota, destacou o impacto da iniciativa na transformação social e no incentivo ao setor privado em participar do projeto na geração de emprego.

“Orientamos as empresas e mostramos que não há qualquer problema em contratar um migrante. Pelo contrário: é promover diversidade, inclusão e contribuir para os compromissos do Pacto Global da ONU. Com isso, transformamos as vidas de muitas famílias, garantindo alimentação, moradia e novas oportunidades no mercado de trabalho”, afirmou.

Livro consolida resultados

Desde a sua criação em 2019, o Ven Tú Puedes! já impactou mais de 37 mil migrantes e refugiados nos estados do Amazonas, Roraima e São Paulo. Para celebrar essa trajetória e registrar seus principais avanços, a ONG Visão Mundial apresentou uma novidade durante a cerimônia: o lançamento do livro “Ven, Tú Puedes! (VTP) — 5 anos integrando migrantes e refugiados no Brasil – Histórias e Resultados Transformadores”.

A obra, com 119 páginas, reúne a trajetória, a sistemática de execução, os impactos e os resultados de um dos mais relevantes projetos de acolhida e inclusão de refugiados e migrantes no país, com destaque para a população venezuelana. O livro foi distribuído aos convidados presentes e está disponível gratuitamente em formato digital no site da Visão Mundial. (https://visaomundial.org.br/publicacoes/livro-de-5-anos-do-projeto-ven-tu-puedes).

Outros números

O projeto além de buscar inserção no mercado de trabalho para migrantes, oferece atendimento e orientação profissionais. Em seis anos do projeto foram registrados 9.568 atendimentos, 6.530 currículos foram elaborados e 1.392 certificados em cursos de Empreendedorismo foram emitidos.

Com a metodologia GOLD/Jornada Empreendedora, a Visão Mundial formou 723 participantes, enquanto as ações de sensibilização mobilizaram 93 empresas e 3.579 atores locais. Além disso, 6.066 pessoas participaram de sessões informativas sobre trabalho, direitos humanos e proteção.

Nesta edição, representantes de 13 empresas nacionais e internacionais com atuação no Brasil — sendo três do Amazonas, duas de Roraima e oito de São Paulo — foram certificadas pelo compromisso demonstrado na inserção de quase 4 mil migrantes e refugiados venezuelanos no mercado de trabalho entre outubro de 2024 e novembro de 2025.

Vale ressaltar que o Selo reconhece organizações que ampliaram a oferta de vagas, investiram em capacitação profissional e promoveram ambientes de trabalho inclusivos para migrantes em situação de vulnerabilidade.

Certificações por categorias

No Amazonas, foram certificadas a Direcional Engenharia (Ouro), o Hotel Mercure da rede Accor (Prata) e a Betel Serviços RH (RH/Diversidade). Em Roraima, receberam o Selo a GTFoods Group e a Marfrig Global Foods, ambas na categoria Destaque. Já em São Paulo, foram reconhecidas a Coca-Cola FEMSA Brasil, a ADP, Noah Gastronomia, AkzoNobel (Prata); a Direcional Engenharia e a SPDM (Ouro); além do Instituto Guima e da FriGol S.A. (Destaque). A edição também trouxe a nova categoria Parceiro Amigo do Migrante — RH/Diversidade, voltada a organizações que promovem diversidade no ambiente corporativo.

Entre as empresas certificadas, a Betel Serviços RH, com sede em São Paulo e filial em Manaus, celebrou o reconhecimento.  “Vejo essa iniciativa como uma grande oportunidade, tanto para a Betel quanto para os migrantes que não tiveram chances em seus países. É uma forma de abrir portas, promover crescimento mútuo e dar visibilidade a uma ação tão linda, que ajuda pessoas a reconstruírem suas vidas”, declarou a analista de Recursos Humanos da empresa, Juliana Pereira.

Sobre o projeto

O Ven, Tú Puedes! é uma das respostas da ONG Visão Mundial ao contexto migratório da Venezuela. Em operação nos estados de Roraima, Amazonas e São Paulo, o projeto tem como objetivo principal promover a integração segura e a inclusão produtiva de refugiados e migrantes venezuelanos no Brasil, com ações em três eixos: Empregabilidade, Empreendedorismo e Proteção.

Publicidade Águas de Manaus
Publicidade BEMOL
Publicidade TCE
Publicidade ATEM
Publicidade Parintins
Publicidade UEA

Mais Recentes