Proteja-se contra o sarampo: vacina está disponível na rede municipal de saúde
Você sabia que o sarampo voltou a ser uma ameaça?
Sabia que a vacina está disponível para a faixa-etária de seis meses a 49 anos?
O sarampo é uma doença viral, infecciosa aguda, transmissível e extremamente contagiosa. Sua transmissão ocorre através do contato direto com uma pessoa infectada, por meio de gotículas expelidas ao tossir, espirrar, falar ou respirar.
A vacina faz parte das ações de combate à doença e está disponível nas Unidades de Saúde com salas de vacinação. Além da imunização, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) também está intensificando as ações de combate à doença em locais com grande concentração de pessoas, como em escolas do município e do Estado.
É preciso ficar atento aos sintomas!
– Febre acompanhada de tosse persistente, irritação ocular e manchas avermelhadas na pele. Estes sintomas podem resultar ainda em complicações como pneumonia, convulsões, lesão cerebral e até mesmo na morte do paciente.
Boletim
Segundo boletim divulgado na terça-feira, 26/6, Manaus registrou, no período de uma semana, 283 novos casos suspeitos da doença. Ao todo, já são 1.724 casos notificados de sarampo desde fevereiro, quando o surto da doença teve início no município, sendo que 265 estão confirmados, 113 foram descartados e 1.346 continuam em investigação aguardando resultado laboratorial.
A faixa-etária com o maior número de notificações é a de pessoas com idade entre 20 a 29 anos. A zona Norte de Manaus é a localidade com maior registro de casos, com 37,6% do total de notificações. Já a zona Leste vem em segundo nas notificações com 30,7% dos casos, seguida da zona Sul (17,6%), zona Oeste (13,1%) e da zona Rural (1,0%).