Ir para o conteúdo

Quest: Lula lidera cenários de 1º turno e empata só com Tarcísio no 2º turno das Eleições 2026

Na pesquisa divulgada nesta quinta-feira (17/7), 44% disseram ter mais medo de Bolsonaro voltar; E 41% de Lula continuar na Presidência da República

Foto: Ricardo Stuckert/PR 

O presidente Lula (PT) está à frente do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no cenário estimulado de 1º e 2º turnos na eleição de 2026 pela pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quinta-feira (17/7). No 1º turno, Lula tem 32% das intenções de voto, contra 26% de Bolsonaro, que está inelegível até 2030 após condenação pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Em eventual 2º turno, Lula tem 43% de preferência, uma vantagem de 6 pontos à frente de Bolsonaro, que tem 37%. Ambos empatavam com 41% das intenções de voto em junho.

O levantamento entrevistou 2.004 pessoas, pessoalmente, entre 10 e 14 de julho. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%.

Reeleição
A pesquisa ouviu o eleitor brasileiro sobre manter ou não eventual candidatura à Presidência da República. Para 58%, Lula não deveria se candidatar à reeleição. Os que consideram que ele deve disputar são 38%. Não sabe ou não respondeu, 4%.

Em relação a Jair Bolsonaro, 62% afirmam que o ex-presidente deve abrir mão da candidatura e apoiar outro candidato; Para 28%, ele deve manter a candidatura. Não sabe ou não respondeu ficou em 10%.

Mais medo
De acordo com o levantamento, 44% dos entrevistados têm mais medo de uma volta de Bolsonaro e 41%, da continuidade do governo Lula.

Em maio, 45% temiam o retorno de Bolsonaro e 40%, uma sequência de Lula na Presidência. Já em março, os números repetiam os divulgados hoje: 44% e 41%, respectivamente. Pela margem de erro do levantamento, de dois pontos percentuais para mais ou para menos, há um empate técnico.

Brasileiros que temem ambos igualmente eram 6% em março, 7% em maio e seguiram em 7% este mês.

Outros cenários
A pesquisa mostrou que Lula lidera em todos os cenários de 1º turno. E em eventual 2º turno, o petista empataria com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), no limite da margem de erro.

O levantamento traçou quatro cenários de 1º turno e oito cenários de 2º turno. A lista de eventuais candidatos inclui Lula, Bolsonaro, Tarcísio, Michelle Bolsonaro (PL), Ratinho Júnior (PSD), Eduardo Leite (PSD), Eduardo Bolsonaro (PL), Romeu Zema (Novo) e Ronaldo Caiado (União).

Na sondagem anterior, divulgada em junho, Lula empatava em eventual 2º turno com Bolsonaro, Tarcísio, Ratinho Jr., Michelle e Eduardo Leite.

1º turno
Cenário 2 - Com Lula e Michelle
O presidente Lula soma 30% das intenções de voto em cenário de 1º turno em que Michelle Bolsonaro (19%) substitui o ex-presidente como candidata do PL. Ciro Gomes (PDT) segue em terceiro, com 10%, empatado com Ratinho Júnior, que tem 6%.

Cenário 3 - Com Lula e Tarcísio
Lula também está à frente quando disputa contra Tarcísio: 32% a 15%. Ciro Gomes (PDT) aparece como terceiro mais mencionado, com 12%, e está tecnicamente empatado com Tarcísio. Ronaldo Caiado soma 5%, e Romeu Zema aparece com 4%. Caiado e Zema estão em empate técnico.

Cenário 4 - Com Lula e Eduardo Bolsonaro
O presidente aparece na primeira colocação, com 31%, em disputa com Eduardo Bolsonaro (15%) na cabeça de chapa do PL. Ciro Gomes é o terceiro, com 11%, tecnicamente empatado com Ratinho Júnior, com 7%. Ronaldo Caiado e Romeu Zema somam 5%.

2º turno
Cenário 2 - Lula e Tarcísio
Lula manteve 41% das intenções de voto contra Tarcísio, que oscilou 3 pontos para baixo e aparece com 37%. Os dois estão tecnicamente empatados no limite da margem de erro. Indecisos somam 7%, e 16% indicam votar em branco, nulo ou não votar.

Cenário 3 - Lula e Michelle
Em uma eventual disputa de 2ª turno com Michelle, Lula soma 43% e abriu vantagem de 7 pontos contra a ex-primeira-dama, que oscilou 3 pontos para baixo e tem 36%. Indecisos são 5%, e 14% votariam em branco, nulo ou não votariam.

Cenário 4 - Lula e Ratinho Jr.
Com Ratinho Júnior na disputa de 2º turno, Lula soma 41%, e o governador paranaense, 36%. O presidente oscilou um ponto para cima em relação à última pesquisa, enquanto Ratinho oscilou dois para baixo. Indecisos são 6%, e brancos, nulos e não vão votar, 17%.

Cenário 5 - Lula e Eduardo Leite
Lula oscilou um ponto para cima e aparece com 41% em disputa contra o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, que manteve os 36%. Indecisos são 7% e brancos, nulos e não vão votar, 16%.

Cenário 6 - Lula e Eduardo Bolsonaro
Lula seria escolhido por 43% dos entrevistados em um eventual 2º turno contra Eduardo Bolsonaro, que tem 33% das intenções de voto. O presidente manteve vantagem de 10 pontos para o deputado licenciado. Indecisos são 5%, e brancos, nulos e não vão votar somam 19%.

Cenário 7 - Lula e Romeu Zema
Contra o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, Lula aparece com os mesmos 42% das intenções de voto apontadas em junho, contra 33% de Zema – que também manteve o mesmo número. Indecisos são 7%; brancos, nulos e não vão votar, 18%.

Cenário 8 - Lula e Caiado
O presidente Lula tem 42% dos votos se tiver como adversário Ronaldo Caiado, governador de Goiás, que soma 33%. Lula oscilou um ponto para baixo, enquanto Caiado manteve o resultado de junho. Indecisos são 7%, e 18% dizem votar em branco, nulo ou não votariam.

Publicidade BEMOL
Publicidade TCE
Publicidade ATEM
Publicidade UEA

Mais Recentes