Robson Pinheiro Moreira, de 25 anos, conhecido como “R2”, foi preso na segunda-feira (22/12), por policiais civis da Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS). Ele é investigado pelo homicídio de Izabele Dinelly Martins, de 15 anos, ocorrido em julho deste ano.
A adolescente era moradora do município de Maués e estava em Manaus passando férias quando o crime foi praticado. Segundo as investigações, Robson é apontado como mandante do crime. Ele possui antecedentes criminais por tráfico de drogas e roubo, além de manter ligações com uma facção criminosa.
Segundo a Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), a adolescente foi vista com vida pela última vez ao sair de casa para encontrar uma pessoa e, desde então, não manteve mais contato.
"As investigações indicam que a vítima foi submetida a agressões violentas antes da morte. Ela teve os cabelos e as sobrancelhas raspados, o que, segundo a polícia, demonstra crueldade e indícios de tortura. O laudo pericial, até o momento, não apontou violência sexual", detalhou o delegado responsável pelo caso, Fernando Damasceno, adjunto da DEHS.
A vítima deu entrada em estado grave em uma unidade hospitalar da zona Leste de Manaus às 5h30 do dia 26 de julho e morreu no dia seguinte. O reconhecimento do corpo ocorreu quatro dias depois, no Instituto Médico Legal (IML).
Investigações
Uma das linhas de investigação indica que Izabele pode ter sido confundida ao entrar em uma área de atuação de uma facção criminosa, no bairro da Compensa, zona oeste.
“É uma área de domínio de facção. A nossa linha indica que a vítima não tinha conhecimento do local e pode ter sido confundida com integrante de facção rival, sendo brutalmente assassinada. O suspeito preso não conhecia Izabele, mas é conhecido na região como alguém que dá ordens de execução”, explicou Damasceno.