O vereador Caio André (PSC), presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), destacou, durante a Sessão Plenária desta segunda-feira (03/04), os resultados positivos alcançados na primeira edição da Câmara Cidadã, realizada nos dias 30 e 31 de março. O evento, que ofertou mais de 30 serviços gratuitos à população, atendeu mais de 8,3 mil pessoas no estacionamento do estádio Carlos Zamith, bairro Coroado, zona leste de Manaus.
“Vários serviços foram prestados àquela comunidade, que acreditou que a Câmara Municipal, que essa legislatura e esses vereadores estavam prontos para ouvir os anseios da população e todas as reivindicações da comunidade”, disse Caio André.
Um dos destaques foi a realização de uma Tribuna Popular com a participação de 13 vereadores e lideranças comunitárias da zona leste. Os moradores da região fizeram reivindicações e repassaram aos parlamentares reivindicações em áreas como saúde, educação e segurança. Os apontamentos foram acolhidos pelos parlamentares e servirão para guiar novas matérias legislativas.
“Nós estamos assinando a ata das ações realizadas pela Câmara Cidadã e vamos enviar ao Executivo Municipal e Estadual, para que aquelas reivindicações da população sejam devidamente atendidas. Quero parabenizar a todos os vereadores que lá estiveram presentes. Foi a primeira edição de várias que vamos realizar até o ano que vem”, ressaltou o presidente da CMM.
Outros vereadores em plenário também fizeram questão de destacar o impacto positivo do projeto na vida dos manauaras.
“A Câmara Municipal de Manaus saiu das páginas negativas para as positivas. A sociedade e a Câmara estavam de costas um para o outro, a Câmara não olhava nos olhos da sociedade. A Câmara Cidadã veio para ficar, é necessária, nos aproxima da sociedade”, considerou Marcelo Serafim (PSB).
“Eu tenho certeza que muitas comunidades ainda serão beneficiadas através dos serviços oferecidos à sociedade. E o que demonstra tal sucesso é que a população está perguntando onde será a 2ª edição da Câmara Cidadã”, pontuou Everton Assis (União Brasil).
Câmara Cidadã
Foram ofertados mais de 30 serviços gratuitos em 16 horas de atividades, com a parceria de órgãos da Prefeitura de Manaus, Governo do Estado, além de empresas da iniciativa privada.
A Câmara Cidadã contou com uma estrutura de 750 metros quadrados, dividida por estandes. O menu de serviços ofereceu emissão de 1ª e 2ª via de RG, cadastro para empregos, emissão de carteira digital de trabalho, inscrições em cursos profissionalizantes, atendimento psicológico, fisioterapia, castração de animais, entre outros.
Aproximando o Legislativo Municipal da comunidade, os vereadores da Casa puderam atender o público em gabinetes rotativos. Ao final dos trabalhos, mais de 800 pessoas foram recebidas nos dois dias da Câmara Cidadã.
Parceiros
Para a ação, a CMM firmou parcerias com órgãos públicos e empresas privadas. Entre os parceiros, além da Prefeitura de Manaus e do Governo do Estado, estão o Serviço Social do Comércio (Sesc), Serviço Nacional de Aprendizagem do Comércio (Senac), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc), Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) e Sine Manaus.
Além destes, também estiveram presentes o Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), Instituto de Defesa do Consumidor do Amazonas (Procon/AM), Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), Companhia de Saneamento do Amazonas (Cosama), UniNorte e Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM).