Pelo menos sete locais de Manaus, entre bairros, um loteamento e um conjunto residencial, ficarão sem água a partir das 22h dessa quarta-feira, dia 25. A interrupção é necessária para remanejar uma rede adutora de mil milímetros (1.000 mm), localizada sob a avenida Noel Nutels, de acordo com informações da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra). Na área está sendo construída mais uma passagem de nível da avenida das Flores. As obras são no trecho 2, próximo ao terminal de ônibus 3, o T3, na avenida Noel Nutels, Cidade Nova 1, zona norte de Manaus.
Serão atingidos diretamente os macro setores da Colônia Santo Antônio, Monte das Oliveiras, o loteamento Nova Cidade, Cidade Nova, Colônia Terra Nova 3, Santa Etelvina e o conjunto Francisca Mendes. “A intenção é causar o mínimo de transtorno com essa intervenção, sem afetar muito o tráfego de veículos no local e a interrupção no fornecimento de água para a população”, reforçou o secretário Oswaldo Said, titular da Seinfra.
Os serviços que serão realizados naquele trecho são necessários para a implantação das estacas dos blocos de ancoragem (sustentação) para a adutora de mil milímetros. As estacas também darão suporte às juntas da adutora.
Técnicos da Seinfra e da empresa concessionária Manaus Ambiental se reuniram na última quinta-feira (19/04), no local da obra, para definir estratégias da ação. Com a execução desses serviços, a concessionária Manaus Ambiental terá que interromper o abastecimento de água no período necessário para a implantação das estacas.
Embora a previsão de encerramento desta etapa dos serviços esteja marcada para a tarde da sexta-feira (26/04), ou seja, 24 horas após o início da intervenção, Seinfra e Manaus Ambiental orientam os consumidores para armazenarem água em caixas d’água ou reservatórios, para evitar o desabastecimento até a normalização do fornecimento. A previsão é de que a interrupção no fornecimento de água dure por volta de 15 horas.
Na parte inferior da trincheira continuam em andamento os serviços de aplicação de concreto projetado, dando aderência à superfície da trincheira, para que seja aplicado, em seguida, o concreto acabado.