Uma operação do Batalhão de Policiamento Ambiental (BPAmb) desarticulou um esquema de rinha de galos neste sábado (31/1), no bairro Puraquequara, na zona Leste de Manaus. Informações preliminares são de que 30 pessoas foram detidas e mais de 40 animais foram apreendidos, entre galos, jabutis e tracajás.
Segundo a polícia, a ação foi após uma denúncia informando sobre as apostas ilegais com animais. Ao chegar ao local, os policiais encontraram uma estrutura montada exclusivamente para a prática ilegal e animais utilizados em disputas, muitos deles apresentando sinais evidentes de maus-tratos.

Os detidos foram encaminhados ao 14º Distrito Integrado de Polícia (DIP), onde prestaram esclarecimentos. A rinha de galos é considerada crime ambiental no Brasil, por envolver maus-tratos a animais.
Os animais resgatados foram encaminhados aos órgãos ambientais responsáveis, que farão a avaliação do estado de saúde e a definição do destino adequado.
O BPAmb reforçou que ações de fiscalização e combate a crimes contra a fauna continuam sendo intensificadas em todo o estado, com o objetivo de coibir práticas ilegais e garantir a proteção dos animais. População pode colaborar com denúncias pelo telefone: 98842-1547.