Ir para o conteúdo

Rio Negro está a menos de 50 centímetros de seca histórica

Medição do Porto de Manaus aponta que o nível do rio está em 13,19 metros nesta segunda-feira (30). Esta é a segunda maior seca desde 1902

Rio Negro chegou a 13,19 metros - Foto: Antônio Lima/Secom

Em Manaus, o Rio Negro está a menos de 50 centímetros de bater seu recorde negativo. Nesta segunda-feira (30/09), seu nível está em 13,19 metros, apenas 49 centímetros acima dos 12,70 registrados em 2023. Os dados são do Porto de Manaus, que monitora o nível das águas.

Por conta do ritmo de descida do rio, a projeção é que a seca histórica seja batida entre quinta-feira (03) e sexta-feira (04).

“As descidas estão muito acentuadas em Manaus e, se continuar com essa média de descida de 19 cm por dia, em uma semana poderemos ultrapassar a marca histórica”, comenta o coordenador nacional dos Sistemas de Alerta Hidrológico do Serviço Geológico do Brasil (SGB), o pesquisador em geociências Artur Matos.

O coordenador aponta, também, que o rio pode ficar abaixo dos 12 metros nas próximas semanas. O pesquisador alerta que o rio pode permanecer abaixo da cota de 16 metros na capital por mais dois meses, o que leva em consideração o observado no ano de 2023 e que se assemelha ao atual cenário.

Publicidade BEMOL
Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade UEA

Mais Recentes