Em dez meses, os crimes de roubo de telefones celulares caíram 21% no Amazonas, segundo dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP-AM). O mesmo percentual foi registrado em Manaus.
As reduções ocorrem em meio à implementação do programa RecuperaFone, criado pela SSP-AM em setembro do ano passado. A iniciativa é voltada à investigação e recuperação de celulares roubados ou furtados. Nesse período, foram recuperados mais de 6,3 mil aparelhos, dos quais cerca de 2 mil foram devolvidos aos proprietários.
De acordo com informações da Polícia Civil, 28 operações foram realizadas pelo Núcleo de Investigação e Recuperação de Celulares (NIRC), resultando na prisão de 71 pessoas e na fiscalização de 79 lojas de venda e assistência técnica.
As devoluções foram feitas com base em quatro editais de restituição publicados pela SSP-AM. Para reaver os aparelhos, é necessário que a vítima registre boletim de ocorrência presencialmente ou por meio da Delegacia Virtual.
A tecnologia usada pelo programa também tem sido aplicada na Operação Impacto, que ocorre na capital, na Região Metropolitana e no interior. Segundo a Polícia Civil, a ferramenta permite notificações em massa via aplicativo de mensagens, agilizando a identificação dos donos e auxiliando na prisão de receptadores.
Atualmente, o sistema já contabiliza quase sete mil celulares recuperados, conforme informou o delegado Bruno Hitotuzi, diretor do NIRC. Ele destacou ainda que a orientação aos comerciantes e consumidores para evitar a compra de aparelhos sem nota fiscal é parte da estratégia para reduzir o crime.