Os municípios de São Gabriel da Cachoeira e Eirunepé estão entre os destinos mais procurados por turistas, no Amazonas, durante o período de férias, tendência que vem se mantendo ano a ano. No ano passado, nesse período, a MAP Linhas Aéreas registrou, aumento de 63% na procura por voos para São Gabriel da Cachoeira e 51% para Eirunepé.
Segundo o gerente de Revenue Management da MAP, Mauro Neto, a demanda é principalmente, de turistas domésticos, ou seja, do próprio estado, que aproveitam para visitar familiares ou pessoas que vão para conhecer e explorar as belezas da região.
Em Eirunepé, a 1.159 quilômetros de Manaus, as paisagens naturais compõem belos cenários. O município possui ilhas, igarapés e lagos que são excelentes atrações para quem gosta de tomar banho de rio e se divertir com a família e amigos.
São Gabriel da Cachoeira fica a 851 quilômetros da capital amazonense, e é um excelente destino para quem gosta de aventura. A cidade destaca-se por abrigar 23 etnias indígenas. Possui 90% da população composta por índios e descendentes.
O município é o local de partida para quem deseja chegar ao ponto mais alto do Brasil: o Pico da Neblina, com 2.992 metros de altura. O Parque Nacional do Pico da Neblina encontra-se sobreposto à reserva dos Yanomami, sendo necessário obter permissão dos indígenas para entrar. Na cidade, é possível obter informações sobre como fazer essa excursão.
Para quem gosta de escalada, uma dica é subir até o topo da Serra Bela Adormecida, localizada às margens do Rio Negro, em São Gabriel. Outra sugestão é conhecer a reserva biológica do Morro dos Seis Lagos. Localizado a 70 km ao norte da sede do município, o local chama a atenção por abrigar lagos que possuem, cada um, uma coloração diferente. Esse fenômeno é resultante da grande quantidade de minérios que existe no subsolo.
Para São Gabriel da Cachoeira, os voos da MAP saem de Manaus aos domingos e quartas-feiras. Para Eirunepé, o voo é terça-feiras e sábados.