O deputado Saullo Vianna (PPS) usou a tribuna da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas, nesta terça-feira (19), para anunciar que apresentou Projeto de Resolução Legislativa junto à Mesa Diretora pedindo a instalação de uma Frente Parlamentar, com a finalidade de defender a criação das duas universidades no interior do Estado.
Saullo lembrou que esteve em Parintins, no início deste mês, e participou de audiência pública realizada pela Câmara de Vereadores, para discutir a implantação da universidade no município. Para ele, é fundamental a união de todos os deputados estaduais junto à bancada federal em Brasília a fim de que o projeto volte à pauta e seja aprovado.
“Não podemos aceitar essa decisão. O Amazonas é um estado de dimensões continentais e tem apenas uma Universidade Federal, ficando atrás do estado vizinho Pará, que tem quatro universidades federais. Amazonenses que moram no interior querem ter a oportunidade de cursar uma universidade federal na sua cidade e depois, aplicar o conhecimento sem ter necessidade de se mudar para capital ”, frisou.
O parlamentar fez questão de ressaltar que esta não é a primeira vez que o governo federal dá sinais que não se preocupa com o Amazonas. “Na época da campanha, Bolsonaro disse várias vezes que tinha um olhar diferenciado pela Amazônia, pelo Amazonas. Infelizmente, na prática isso não está acontecendo.”