A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), com apoio da Escola de Administração Penitenciária (Esap), realizou a inscrição de 479 presos na edição do Exame Nacional do Ensino Médio para pessoas privadas de liberdade (Enem-PPL) deste ano. A realização das provas está marcada para o os dias 18 e 19 de dezembro.
Do total de inscritos pela Seap neste ano, 357 são homens e 122 são mulheres, sendo 345 internos da capital e 134 do interior do estado Amazonas. Esses números permitem destacar o interesse por parte da população carcerária quanto ao Enem-PPL, já que o mesmo possibilita aos participantes concorrer a uma vaga de curso de ensino superior pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) ou Programa Universidade Para Todos (Prouni) seguindo o mesmo padrão aplicado aos alunos regulares do Ensino Médio.
Buscando a inserção educacional e resgate da cidadania, a Seap investiu nas inscrições tanto na capital quanto no interior. Para o secretário de Estado de Administração Penitenciária, coronel da Polícia Militar do Amazonas, Cleitman Coelho, a participação dos internos no Enem PPL é um incentivo ao acesso a educação e abre portas para oportunidades concretas de profissionalização. “Os detentos são estimulados para que haja uma perspectiva de vida positiva e engajamento quanto à entrada no mercado de trabalho, fazendo-os entender que um curso superior abre portas e os afasta do mundo da criminalidade”.
No total, 18 unidades realizam as provas, entre elas todas as unidades da capital e dos municípios de Coari, Humaitá, Itacoatiara, Maués, Parintins, Tabatinga e Tefé.