A compra de um imóvel é um momento importante, afinal, a nova propriedade pode representar a realização do “sonho da casa própria” ou uma oportunidade de investimento. No entanto, antes de fechar negócio, os compradores precisam analisar uma série de fatores para garantir uma escolha assertiva.
Seja na aquisição por meio de um leilão de imóveis ou do mercado tradicional, o processo começa com uma filtragem das propriedades disponíveis que mais se encaixam com os interesses do comprador. As preferências variam de pessoa para pessoa, mas há características que são priorizadas pelos consumidores de modo mais recorrente.
Segundo o estudo Comportamento do Consumidor e as Tendências para 2023, elaborado pelo Brain Inteligência Estratégica, a segurança é um dos principais aspectos analisados pelos brasileiros na hora de comprar um imóvel, sendo um fator determinante para a decisão de 82% das pessoas ouvidas pela pesquisa, atrás apenas da metragem, já que 85% dos entrevistados priorizam um espaço maior para morar.
De acordo com a pesquisa, a infraestrutura do imóvel também é considerada na hora da compra. Entre os consumidores brasileiros, 82% analisam se o imóvel tem área de lazer, enquanto 79% têm preferência por áreas verdes.
O preço é um critério observado. Para 79% dos entrevistados, a economia feita com a compra do imóvel é um fator decisivo para a escolha.
Segurança: como identificar se o imóvel é seguro
Para adquirir uma propriedade, o comprador faz um alto investimento e, por isso, escolher um local seguro é uma forma de garantir uma escolha que não gere arrependimentos futuros. No entanto, pode ser difícil saber como identificar o nível de segurança de um imóvel.
Para a análise deste aspecto, o Sindicato das Empresas de Compra, Venda, Locação ou Administração de Imóveis Residenciais ou Comerciais de São Paulo (Secovi-SP) orienta buscar informações sobre a região em que o imóvel está localizado. A análise prévia sobre a localização contribui não só para compreender sobre segurança, mas também sobre a infraestrutura de comércio e serviços do entorno.
Outra dica é observar se a casa ou apartamento dispõe de sistemas de câmera, portaria 24 horas e outros recursos que reforcem a segurança da propriedade e dos bens dispostos nela.
Espaço: qual é a metragem ideal?
As pessoas procuram por imóveis que ofereçam espaço suficiente para acomodar as necessidades diárias. Por isso, mais do que se atentar aos metros quadrados, especialistas aconselham avaliar o número de moradores e a rotina de cada um.
Além de quarto, cozinha, banheiro e sala de estar, alguns compradores podem buscar por espaços que atendam demandas específicas. Quem trabalha em home office necessita de um escritório. Famílias com crianças podem preferir imóveis com áreas de lazer ou espaço interno para criar uma brinquedoteca. As pessoas que têm plantas ou animais de estimação tendem a priorizar casas com quintal ou apartamentos mais amplos.
Dessa forma, antes de comprar um imóvel, é preciso considerar se os ambientes disponíveis irão acomodar toda a família. O layout da propriedade também deve ser analisado, pois afeta como as pessoas usam e se sentem dentro do local.
Vantagens da área de lazer
A área de lazer de um imóvel representa comodidade para os moradores, que podem se divertir sem a necessidade de sair de casa. Muitas propriedades oferecem piscina, churrasqueira, salão de festas, quadra esportiva, entre outros espaços.
O que para muitos pode parecer apenas luxo, para outros pode ser visto como um investimento em segurança e praticidade, mas que, também, pode reduzir despesas, como mensalidades de clube e locação de espaço para comemorações.
Preço: analisar o orçamento é fundamental
Na hora de comprar um imóvel, as pessoas procuram por locais que caibam no orçamento. Esse é um critério fundamental para a aquisição da casa própria, como alerta a Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin), destacando que não só o preço do imóvel deve ser considerado, mas o custo de vida da região em que pretende-se morar.
No mercado tradicional, os compradores podem solicitar aos corretores informações sobre os imóveis que estejam no orçamento disponível. A filtragem também pode ser feita nos leilões, alternativa usada para quem busca maior economia na aquisição.
Em um leilão de imóveis judiciais e extrajudiciais, os interessados têm acesso ao edital, documento que traz as principais informações sobre a propriedade. Nele constam os detalhes sobre valor, espaço, localização e, até mesmo, a forma de pagamento.
O documento pode ser acessado diretamente em portais de leilões imobiliários. É possível encontrar leilão de imóveis em São Paulo e em todas as outras regiões do país.
Áreas verdes oferecem qualidade de vida
Ainda conforme a pesquisa Comportamento do Consumidor e as Tendências para 2023, as áreas verdes também estão entre os aspectos avaliados no momento da escolha de um imóvel. Praças e parques arborizados oferecem mais qualidade de vida, melhor climatização dos ambientes e abafamento sonoro.
Além disso, os moradores podem aproveitar os espaços para realizar atividades ao ar livre, passeios com animais de estimação e participar dos eventos que costumam acontecer nesses locais.