Receber educação, atenção e respeito: quem não gostaria? Se você curte receber, então também deve compartilhar em todos os momentos, especialmente, no trânsito. Essa atitude diz muito a respeito de como escolhemos lidar diante da vida: num universo em que não estamos isolados, dividir o mesmo espaço requer justamente educação, atenção e respeito.
Mais de 90% das mortes no trânsito ocorrem em países de baixa e média renda, segundo dados da Organização Pan Americana da Saúde, braço da Organização Mundial de Saúde. O estudo denominado Relatório Mundial sobre a Situação da Segurança no Trânsito 2018, atualizado no início deste ano, alerta para o número crescente de mortes no trânsito no mundo, especialmente nos países mais pobres e em desenvolvimento das Américas, da África e da Ásia. Nesses continentes, a violência no trânsito assumiu características de uma epidemia e se tornou um dos principiais problemas de saúde pública.
Atualmente, o Brasil ocupa o 5º lugar no ranking dos países com maiores índices de morte no trânsito, de acordo com a OMS, atrás apenas da Índia, China, EUA e Rússia. Além desses, Irã, México, Indonésia, África do Sul e Egito estão entre os países de trânsito mais violentos. Juntas, essas dez nações são responsáveis por 62% do 1,2 milhão de mortes por acidente no trânsito que ocorrem no mundo todos os anos.
Até 2020, o Brasil precisa cumprir acordo firmado com a ONU de reduzir as mortes no trânsito para uma média de 21 mil ao ano. Esse número, hoje, é de 39 mil.
Todos estes números não são apenas dígitos. São vidas. Sua atitude diante do trânsito, diariamente, diz respeito a como você dá valor à vida. A segurança viária passa pela mobilização de toda a sociedade e a Prefeitura de Manaus é parceira nesta causa. Na capital do Amazonas, a gestão municipal realiza ações de educação no trânsito ao longo de todo o ano. As ações alcançam inclusive as escolas, trabalhando os estudantes como disseminadores da importância da segurança no trânsito dentro de casa.
Acreditamos que o trânsito é sim um espaço de compartilhamento, onde há espaço para todos: ciclistas, pedestres, motociclistas, passageiros, motoristas, transporte coletivo.
Optar por um trânsito mais seguro depende de você. Evite excesso de velocidade, consumo de bebida alcoólica na direção de veículo e a utilização e manuseio de telefone celular enquanto dirige.
Compartilhe educação, atenção e respeito. No trânsito, o sentido é a vida!
#Compartilherespeito