Ir para o conteúdo

Seminário sobre igarapés de Manaus promovido pelo TCE-AM terá exposição interativa

Evento acontece na próxima quarta-feira. As discussões ocorrem em meio a Semana da Água 2024

Exposição interativa e itinerante que reproduz as casas e a estrutura de água e esgoto do Beco do Nonato

O Seminário "Igarapés de Manaus: desafios da governança e preservação", realizado pelo Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) via Escola de Contas Públicas (ECP) e Ministério Público de Contas (MPC), na próxima quarta-feira (20), contará, de forma inédita, com uma exposição interativa e itinerante que reproduz as casas e a estrutura de água e esgoto do Beco do Nonato, localizado no bairro Cachoeirinha, zona sul de Manaus.

O Beco do Nonato existe há 40 anos, tem aproximadamente 900 moradores e foi a primeira área de palafitas a receber água tratada e ter acesso ao serviço de esgotamento sanitário, segundo dados da concessionária Águas de Manaus. Desde o ano passado o local também passou a ter todo o esgoto doméstico coletado e tratado a partir da instalação de redes coletoras e um sistema interligado à Estação de Tratamento de Esgoto do bairro Educandos.

A exposição foi montada pela concessionária e realizada pelos artistas Antônio Paulo Rodrigues de Souza, Sincler Dias de Souza e Adilson Bittencourt de Araújo, e fará parte da programação do Seminário no qual serão discutidas a ocupação desordenada das margens dos igarapés, a baixa infraestrutura e a falta de monitoramento da qualidade das águas.

As discussões ocorrem em meio a Semana da Água 2024 e incluem, ainda, dois painéis: o primeiro, com foco em ações institucionais, com a participação do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (IPAAM), da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), além das Secretarias de Estado (Sema) e Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), e o segundo, com apresentação de casos que explicarão as discussões sobre o tema.

As inscrições para o seminário são gratuitas e abertas à sociedade civil, podendo ser feitas no site ecpvirtual.tce.am.gov.br. O evento será transmitido ao vivo pelas redes sociais do TCE-AM, mas o certificado de participação só será emitido aos participantes no formato presencial.

Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade UEA

Mais Recentes