Idosos, gestantes, crianças de 6 meses a menores de 6 anos e pessoas dos demais grupos prioritários para vacinação contra influenza (gripe) podem receber o imunizante até o final deste mês, nas salas de vacina da Prefeitura de Manaus. A estratégia é coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e contempla a oferta de doses em mais de 170 pontos distribuídos em todas as zonas geográficas da capital.
Desde o início da vacinação, em 3 de novembro de 2025, até o sábado, 7/2, 227.411 pessoas receberam a vacina contra a gripe, conforme dados da Semsa. A cobertura vacinal é de 37,3% da população avaliada na estratégia, incluindo 71.628 idosos, o equivalente a 31,4% desse grupo; 11.290 gestantes (44,9%); e 81.017 crianças de 6 meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias de idade (43,4%).
A gerente de Imunização da Semsa, Isabel Hernandes, enfatiza que a vacina tem papel essencial na proteção contra a influenza A e B, reduzindo o risco de infecções, hospitalizações e óbitos. Ela aponta que essa proteção é especialmente necessária entre crianças, gestantes e idosos, que têm maior risco de desenvolver quadros graves da doença, com complicações como infecções agudas e pneumonia.
“Reforçamos a importância desses públicos estarem vacinados contra a influenza, já que estamos em período chuvoso e na sazonalidade para síndromes respiratórias”, aponta a gerente.
O imunizante, conforme Isabel, está disponível em mais de 170 salas de vacina gerenciadas pela Semsa, distribuídas entre as cinco zonas distritais de saúde do município, Norte, Leste, Oeste, Sul e rural. A lista de pontos inclui dez Unidades de Saúde da Família (USFs), de horário ampliado, que ofertam vacinação após o expediente comercial, até as 20h, de segunda a sexta-feira, e das 8h às 11h, aos sábados.
“Temos ainda duas unidades que funcionam diariamente, inclusive nos finais de semana e feriados, que são a USF Carmen Nicolau, no bairro Lago Azul, zona Norte, e a USF Leonor de Freitas, na Compensa, zona Oeste”, complementa a gestora.
Os usuários podem consultar a lista de salas de vacina, com endereços e horários de funcionamento, por meio do link bit.ly/vacinassemsa. “Ao se dirigir a qualquer uma das salas, a pessoa deve ter consigo documento oficial de identificação, CPF ou cartão do SUS, além de documento que comprove inclusão em outros grupos prioritários”, orienta Isabel.
Estratégia
A vacinação contra a influenza é promovida todos os anos, no segundo semestre, em Manaus e nos demais municípios da região Norte. A Semsa, que coordena a estratégia na capital, tem como meta imunizar 186.675 crianças, 25.109 gestantes e 227.612 idosos, o equivalente a 90% da população estimada nesses grupos prioritários.
Conforme Isabel Hernandes, a vacina Influenza Trivalente, utilizada na estratégia, protege contra três tipos de cepas de vírus atualmente em circulação: A/Victoria (H1N1), A/Croatia (H3N2) e B/Austria (linhagem B/Victoria). “A vacina é segura e eficaz, e pode ser administrada com outras do calendário básico”, assinala a gerente de Imunização.
Além de gestantes, crianças e idosos, são grupos prioritários para a vacinação definidos pelo Ministério da Saúde: puérperas (até 45 dias após o parto); povos indígenas; quilombolas; trabalhadores da saúde; professores do ensino básico e superior; pessoas em situação de rua; pessoas com deficiência permanente; pessoas com comorbidades; caminhoneiros; profissionais das Forças Armadas; profissionais da força de segurança e salvamento; trabalhadores do transporte coletivo (urbano e longo percurso); trabalhadores portuários; trabalhadores dos Correios; funcionários do Sistema de Privação de Liberdade; população privada de liberdade; e adolescentes em medidas socioeducativas.