Ir para o conteúdo

Senac-AM abre edital para dois cursos gratuitos em tecnologia

Ao total, serão oferecidas 90 vagas e a inscrição pode ser feita até sexta-feira (29/9) pelo site da instituição

Edital foi lançado nesta segunda-feira - Foto: Divulgação

Avanços significativos e instantâneos no setor de tecnologia requerem de profissionais e estudantes conhecimentos cada vez mais apurados e precisos. Segundo estimativas divulgadas pela Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e de Tecnologias Digitais, até 2025, serão gerados quase 800 mil vagas de emprego no setor.

Por isso, o investimento em cursos de qualificação técnica é essencial para quem deseja se consolidar no mercado ou está em busca de oportunidade de emprego.
Um dos atrativos são os salários. De acordo com o site Glassdoor, que faz um monitoramento no setor corporativo, na área de Desenvolvimento Full Stack, por exemplo, as remunerações ficam entre R$ 3 mil e R$ 6 mil, a depender do cargo ocupado e tempo de experiência.

Oportunidades de qualificação
A partir desta segunda-feira, 25/9, o Senac-AM abre edital de seleção que disponibilizará as inscrições para interessados em participar em um dos dois novos cursos gratuitos ofertados pela instituição na área de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I). As aulas possuem previsão de início a partir da última semana de outubro e serão realizadas na unidade educacional Centro Especializado de Informática (CEI), localizada na Av. Darcy Vargas, zona Centro-Sul de Manaus.

Estão abertas turmas para os cursos de ‘Desenvolvedor Full Stack’ (30 vagas matutino e 30 vagas vespertino) e a inédita pós-graduação em ‘Gestão da Inovação com ênfase em PD&I’ (30 vagas, sendo aulas às quintas, sextas e sábados). As inscrições devem ser feitas no site do Senac-AM até a sexta-feira (29/9).

Para o primeiro curso, podem se inscrever e concorrer a uma das vagas os candidatos a partir de 18 anos e com o ensino médio já concluído. É necessário também possuir conhecimentos básicos de Informática e em Lógica de Programação. A carga horária é de 204 horas e os participantes, além da inscrição e matrícula sem custos, terão acesso a dois vales-transportes diários para o deslocamento.

Já para o segundo curso, os interessados devem apresentar também comprobatória como o diploma e histórico do Ensino Superior e o link de seu currículo Lattes. A carga horária é de 360 horas – 18 meses, sendo 12 de aulas convencionais e 6 meses para produção e defesa do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Para validar a participação em um dos dois cursos de PD&I disponibilizados, os postulantes aprovados na fase de inscrição virtual farão uma avaliação eliminatória. As provas ocorrem no sábado (7/10), na unidade Senac Centro, Av. Saldanha Marinho. Os resultados ficarão disponíveis a partir da quarta-feira (11/10).

Ambos os cursos contarão com a metodologia e mediação de professores integrantes do quadro de docentes do Senac-AM. Ao término da formação, os alunos receberão certificado. De acordo com o diretor acadêmico da Faculdade Senac-AM,  o professor Nailson Andrade, a proposta de abertura dessas turmas visa capacitar os alunos e os profissionais.

“O curso de desenvolvedor Full Stack vai preparar o aluno para trabalhar nessa parte de desenvolvimento de software tanto para a área mobile quanto para a área web. Há um gap no mercado desses profissionais com essa qualificação e teremos essa oferta. E a ideia da pós-graduação é trabalhar a formação de profissionais que já têm a graduação e que queiram conhecer a inovação, o ecossistema e a legislação local sobre o Polo industrial de Manaus (PIM), habilitando essas pessoas para trabalhar em projetos para a captação desses recursos”, afirma.

Atuação do Senac em PD&I
A abertura dos cursos em PD&I pelo Senac-AM conta com a coordenação da Softex e são integrantes do Programa Capacita Amazônia. O Senac-AM está credenciado pelo Comitê das Atividades de Pesquisa e Desenvolvimento na Amazônia (CAPDA), órgão ligado ao Ministério da Fazenda, como instituição habilitada à execução de atividades em PD&I, tornando-se um Instituto de Ciência e Tecnologia – (ICT).

“O Senac-AM está fazendo história. É o primeiro Senac no Brasil credenciado por meio do CAPDA para receber incentivos e investimento de pesquisa, desenvolvimento e inovação. Para a instituição, fortalece a capacidade que o Senac tem para atuar dentro do segmento de tecnologia e inovação, transformando a vida das pessoas que passam pela instituição, e que podem depois estar atuando no ecossistema do Amazonas, do Brasil e até do mundo”, acrescentou Nailson sobre a resolução CAPDA.

Os editais completos, inscrições e demais informações sobre os cursos podem ser acessadas através do endereço eletrônico ( https://am.senac.br/pdi/).

Publicidade ENEVA
Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes